ECONOMIA INTERNACIONAL

Bolsa de Tóquio recua com fraqueza do petróleo .e à espera do Fed.

O índice Nikkei caiu 0,16% na capital japonesa, encerrando o pregão a 19.577,38 pontos.

Em 15/03/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A Bolsa de Tóquio fechou em leve baixa nesta quarta-feira, à medida que a queda recente nos preços internacionais do petróleo pesou em ações de energia e alguns investidores se mantiveram cautelosos antes da decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA).

O índice Nikkei caiu 0,16% na capital japonesa, encerrando o pregão a 19.577,38 pontos.

Fortes perdas acumuladas pelo petróleo desde a semana passada influenciaram papéis de empresas japonesas do setor, como os da petrolífera Inpex (-1,4%) e da distribuidora de combustíveis JX Holdings (-1,7%).

Além disso, os negócios em Tóquio permaneceram contidos à espera do resultado da reunião do Fed, iniciada ontem e que será concluída na tarde de hoje.

A aposta majoritária é que o Fed voltará a elevar juros, mas há especulação também de que o BC americano poderá acelerar o aperto da política monetária mais adiante, uma vez que esperam-se estímulos fiscais de Washington. O anúncio do Fed está previsto para as 15h (de Brasília)

Outro destaque negativo no mercado japonês foi a Toshiba, cujas ações despencaram 12% após seu executivo-chefe, Satoshi Tsunakawa, anunciar que a empresa considera entrar com pedido de falência de sua subsidiária nuclear nos EUA. Ontem, a Bolsa de Tóquio também decidiu monitorar as ações da Toshiba para possivelmente cancelar sua listagem.