ESPORTE INTERNACIONAL

Bottas vence o GP da Áustria e Vettel fica em 2º

Massa fez prova de recuperação e terminou em 9º.

Em 09/07/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Depois de uma corrida emocionante no Azerbaijão, o GP da Áustria tinha tudo para repetir a receita neste domingo: promessa de chuva, a crescente rivalidade entre Sebastian Vettel e Lewis Hamilton, além do fato de o britânico da Mercedes largar em oitavo e ser obrigado a escalar o pelotão. E a largada até que foi bem movimentada, com diversas trocas de posições e um grande entrevero na primeira curva, com Fernando Alonso e Max Verstappen abandonando a prova. Mas foi só. Depois das primeiras voltas iniciou-se um passeio sossegado pelo Circuito de Spielberg. E nem mesmo a chuva, com grandes chances de cair durante a disputa, deu as caras. E assim, em uma corrida tranquila, Valtteri Bottas largou de maneira impecável da pole, manteve a ponta durante todas as voltas para vencer a segunda no ano. Sebastian Vettel e Daniel Ricciardo, em segundo e terceiro, respectivamente, completaram o pódio em Spielberg. Hamilton foi o quarto. E Massa, o 9º. Na disputa pela ponta na tabela do campeonato, quem levou a melhor foi Vettel, que não se meteu em confusões e terminou na segunda colocação. Apesar de ter realizado boas ultrapassagens, o melhor que Lewis Hamilton conseguiu, ao largar em oitavo, foi um quarto lugar. Com o resultado, o alemão chega aos 171 pontos, contra 151 do britânico. Com a vitória, Bottas começa a correr por fora na briga pelo título ao chegar aos 136 pontos na tabela.

O dia para Felipe Massa foi de recuperação. Depois de a dupla da Williams ir muito mal em todos os treinos livres e também no classificatório - Felipe largou em 17º, com Stroll em 18º -, o piloto realizou uma excelente largada, ganhou sete posições e fechou a primeira volta no décimo lugar. Ao longo da prova, ainda conquistou mais uma posição para cruzar a linha de chegada em nono. Stroll veio logo atrás, no 10º lugar, pontuando pela terceira vez no ano.

VEJA A CLASSIFICAÇÃO FINAL DO GP DA ÁUSTRIA

 Classificação final do GP da Áustria (Foto: Reprodução)

 

A Fórmula 1 volta já na semana que vem, em Silverstone, com o GP da Ingalterra. O primeiro treino livre será no dia 14 de julho às 5h (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV 2. A prova será realizada na manhã de domingo, 16 de julho, às 9h, com transmissão ao vivo da TV Globo.

O que você precisa saber

- Frustração para Max Verstappen, que chega ao seu quinto abandono em nove provas na temporada, com o circuito abarrotado de fãs holandeses.

- Mais um pódio de Ricciardo, mais um "shoey". Se este é o quinto abandono de Verstappen, é também o quinto pódio do companheiro de RBR. - Novo recorde oficial da pista. Lewis Hamilton faz 1m07s411 e supera a antiga marca de 2003 da pista, anotada por Michael Schumacher (1m08s337). - O GP da Áustria também marcou o 25º pódio de Ricciardo na carreira. - Boliche! Alonso, sempre hilário e sem paciência nos rádios da McLaren, reclama do "boliche" do qual foi vítima ao ser atingido pelo carro de Kvyat.

A largada

Com a Mercedes, Bottas pulou muito bem na ponta. Tão bem que os rivais começaram a reclamar de uma possível queima de largada, que não se confirmou. Vettel não partiu tão bem com a Ferrari quanto o rival, mas se manteve em segundo. Ricciardo largou em quarto, mas logo atacou Kimi para ganhar o terceiro lugar. O finlandês acabou sendo superado também por Grosjean e caiu para o quinto lugar. Hamilton, o oitavo, ganhou uma posição na partida e passou a ser o sétimo. Felipe Massa realizou incrível largada e pulou do 17º para a 10ª colocação, sendo ajudado também por um acidente. Kvyat não conseguiu frear na primeira curva e acabou batendo em Fernando Alonso, que, por sua vez, acertou em cheio Max Verstappen, que havia largado muito mal e ficado no meio do pelotão traseiro.

Momentos-chave do GP do Azerbaijão

1. Bottas é investigado por ter possívelmente queimado a largada depois que rivais reclamam pelo rádio. Porém, análise de vídeo e dos sensores da FIA revelam que o fato não aconteceu. Pelo contrário, o finlandês largou tão bem (com reação de 0s201), que pareceu não ser natural. Méritos para o piloto da Mercedes. Vettel não acreditou nem depois da prova: "certeza de que queimou".

2. Largada tumultuada decreta mais uma corrida azarada de Max Verstappen e Fernando Alonso. Apesar de o holandês ter largado mal, tentou não se meter em confusão, mas acabou não conseguindo. Kvyat veio como um torpedo lá de trás, acertou o espanhol e o piloto da RBR ao mesmo tempo. 3. Mesmo reclamando de bolhas nos pneus, Hamilton conseguiu ganhar a posição de Kimi na tática da parada nos boxes e ainda pressionou Ricciardo no final da prova. O piloto da Mercedes foi o quarto colocado.

Fala, piloto!

BOT: Sequer chegamos na metade da tempora. Eu acredito e o time também - diz Bottas sobre a chance de conquistar o título.

VET: Foi bem perto. Me senti melhor na segunda parte da prova. Se ao menos eu tivesse uma volta a mais... RIC: Foi uma corrida divertida... Cinco pódios consecutivos e conseguir um deles aqui na Áustria (casa da RBR) é legal!

(Foto: Getty Images)