ECONOMIA NACIONAL

Bradesco lidera ranking de queixas ao BC em novembro e dezembro.

Santander e Caixa são, respectivamente, o segundo e o terceiro com mais reclamações.

Em 16/01/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O Bradesco foi o banco que mais recebeu reclamações de clientes consideradas procedentes pelo Banco Central durante os meses de novembro e dezembro de 2016, divulgou o BC nesta segunda-feira (16).

O ranking compara as queixas contra instituições financeiras com mais de quatro milhões de clientes. No bimestre anterior, setembro e outubro de 2016, a Caixa havia sido o banco com mais reclamações e o Bradesco ocupava a segunda posição.

Neste mais recente levantamento, o Santander foi o segundo banco com mais queixas consideradas procedentes pelo BC e, a Caixa, o terceiro.

O G1 procurou a assessoria de Bradesco, mas, até a última atualização desta reportagem, ainda não havia recebido resposta.

Em nota, o Santander informou que “tem trabalhado continuamente na melhoria dos seus processos, ofertas e atendimento, tornando-os mais simples e ágeis, a fim de melhorar a satisfação e a experiência dos consumidores com o banco.”

Já a Caixa informou que "revisa permanentemente seus serviços e produtos, priorizando a redução das reclamações e o aumento da solução em todos os canais, internos e externos".

Queixas

O levantamento considerou procedentes 2.617 queixas contra o Bradesco no último bimestre, a maior parte delas relacionada a "irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade” de operações e serviços e de serviços relacionados a cartões de crédito.

Na lista das maiores reclamações também está a cobrança irregular de tarifa por serviços não contratados e o débito em conta de depósito não autorizado pelo cliente.

O Bradesco tem mais de 92 milhões de clientes e alcançou índice de reclamações de 28,30, bem superior ao registrado nos meses de setembro e outubro, quando foi de 14,59. Para obter o índice, o BC divide o número de reclamações pelo de clientes do banco e multiplica o valor por 1 milhão. O órgão criou a fórmula para equilibrar as queixas em relação ao tamanho da instituição financeira.

O índice considera as reclamações registradas nos meses subsequentes ao fim da integração dos clientes do HSBC ao Bradesco. A operação que integrou toda a base de clientes do Bradesco foi concluída em outubro.

O Santander, segundo no ranking, teve 607 queixas e um índice de reclamações de 16,37. O banco possui mais de 37 milhões de clientes. A Caixa Econômica Federal, terceira, recebeu 1.357 queixas e alcançou um índice de 16,34. Banco do Brasil e Itaú aparecem em quarto e quinto lugar, respectivamente.

Por Laís Lis, G1, Brasília