TEMAS GERAIS

Cadastro Positivo no ES deve ter mais de 300 mil inscritos

Cerca de 316 mil pessoas seriam inscritas no programa, diz ANBC.

Em 16/07/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O projeto que cria um cadastro de bons pagadores para facilitar a liberação de crédito aguarda a votação dos destaques na Câmara dos Deputados. A expectativa, é que a aprovação movimente a economia de todas as unidades da federação.

De acordo com dados divulgados pela Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), cerca de 316 mil pessoas seriam inscritas no programa. Essa inclusão pode gerar, segundo o levantamento, cerca de R$ 20 bilhões para o estado. No entanto, o texto ainda sofre resistência para a aprovação no Congresso.

O principal argumentos dos que se apresentam contrários a aprovação questionam um possível vazamento dos dados das pessoas inclusas no programa.

Elias Sfeir é presidente executivo da ANBC. Ele explica como funcionará o fluxo de informações das pessoas que entrarem no cadastro.

“As informações do cadastro positivo só podem ser usadas para análise de créditos e negócios por empresas aptas a operar e receber os dados positivos que contam com a ferramenta tecnológica adequada para garantir as informações”, detalhou Elias.

Atualmente o texto está tramitando em caráter de urgência e ainda não tem data definida para ser votada.

Foto: Creative Commons