NEGÓCIOS

Café conilon capixaba surpreende júri internacional

A proposta é certificar a qualidade do robusta produzido no Estado.

Em 25/10/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Integrantes de um júri internacional avaliaram nesta segunda-feira (23) vinte e quatro amostras de café conilon produzidos nas regiões Sul, Noroeste e Centro-Serrana do Espírito Santo. O objetivo do trabalho, realizado no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Venda Nova do Imigrante, foi caracterizar os grãos dessa variedade cultivados no Estado.

Sílvio Leite, um dos jurados e referência em classificação de cafés, enfatiza que o conilon especial capixaba surpreendeu pela qualidade. Segundo o especialista, os jurados tiveram uma impressão bastante positiva quanto à produção capixaba. Na mostra, foram apresentados cafés de várias regiões do Espírito Santo.

Visita às propriedades

Nesta terça-feira (24), os jurados farão visitas a fazendas produtoras de café no estado em Colatina, São Domingos do Norte e Santa Teresa. Uma das propriedades que serão visitadas é a Fazenda Venturim, localizada em São Domingos do Norte.

As atividades integram o Cupping (degustação) Promocional do Café Conilon, promovido pelo Ifes em parceria com o Sicoob. O objetivo é valorizar o café conilon, que corresponde a cerca de 80% da produção capixaba, segundo Bento Venturim, presidente do Sicoob ES. “O evento possibilita que produtores do Estado sejam reconhecidos pelo mercado nacional e internacional, incentivando-os ao aperfeiçoamento da qualidade do fruto”, ressalta.

Aproximação

Na avaliação dos organizadores, a iniciativa possibilita a aproximação entre os produtores e as equipes técnicas. De acordo com Bento Venturim, é necessário impulsionar o mercado de café conilon capixaba. Ele destaca a participação da instituição financeira cooperativa como a principal apoiadora da cafeicultura no Espírito Santo, sobretudo à produção de qualidade, que tem ganhado força nos últimos anos com o aperfeiçoamento das técnicas de plantio.

O Sicoob ES também patrocinou a realização do Cup of Excellence Brazil, uma competição internacional de cafés especiais (com enfoque ao café arábica), realizada em Venda Nova do Imigrante na última semana. Para o professor Aldemar Polonini, do Ifes, a proposta com os dois eventos é trabalhar a cafeicultura capixaba em nível internacional. “Esses eventos motivam os produtores para que melhorem os padrões de produção. Eles têm a possibilidade de vislumbrar o mercado internacional e também de serem vistos”, afirma.

Além disso, ele destaca o fato de o Ifes sediar o evento internacional. “É um fato único no mundo uma instituição de educação sediar esse concurso. Nunca foi feito assim antes”, pontua. Ele ainda lembrou o envolvimento de estudantes na recepção do concurso e na própria avaliação dos cafés.

(Foto: Divulgação)