TEMAS GERAIS

Campanha do Detran/ES alerta para os riscos de beber e dirigir

O motorista que bebe antes dirigir pode provocar acidentes graves...

Em 15/02/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Nesse período de Carnaval, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) alerta a população para os riscos dirigir após ingerir bebida alcoólica. Essa combinação perigosa pode resultar em consequências trágicas e acabar com a festa de foliões.
 
O motorista que bebe antes dirigir pode provocar acidentes graves, colocando em risco sua própria vida e a segurança das pessoas que passam pelas vias ou estão dentro de outros veículos. Além de não dirigir sob efeito do álcool, é importante que as pessoas sejam conscientes e não aceitem carona de motoristas alcoolizados e, se possível, impeçam que esses dirijam.
 
O motorista flagrado conduzindo automóvel sob efeito de bebida alcoólica recebe multa de R$ 1.915,40 e tem sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa, ficando 12 meses sem poder dirigir. O condutor também pode ser preso e responder por crime de trânsito.
 
O diretor-geral do Detran|ES, Fabiano Contarato, alerta as pessoas, principalmente os jovens que vão curtir o Carnaval, para os riscos de beber e dirigir. “Eu não sou contra a diversão de ninguém, desde que ela seja feita de uma forma sadia. É conhecimento de todos que beber e dirigir é crime. Então, sejam prudentes e fiquem atentos com quem vocês vão e voltam da folia. Digo isso, porque o meu desejo é que todos retornem com segurança para a casa. Pois é isso que seus familiares querem e esperam quando vocês vão para a balada. Divirtam-se e tenham um excelente Carnaval”, orienta.
 
Campanha Bebida e Direção
A campanha publicitária do Detran|ES nesse Carnaval, que começou a ser veiculada nesta quarta-feira (11) em veículos de TV, rádio, jornal e também nas telas de cinemas do Estado, tem o tema Bebida e Direção. Ela enfoca exatamente os riscos de beber e dirigir e mostra como essa combinação perigosa pode resultar em fins trágicos para o jovem motorista e também para seus amigos, que há pouco tempo se divertiam sem se preocupar com os efeitos do álcool. O objetivo principal é reforçar que beber e depois dirigir é crime, acarreta em multa, suspensão da carteira, prisão e pode até matar.
 
Com o conceito “Alguns momentos marcam a nossa vida. Para sempre”, a campanha apresenta dois finais e ressalta que a festa para quem dirige após ingerir bebidas alcoólicas pode terminar com a prisão do condutor parado em uma blitz ou resultar em um grave acidente de trânsito, fatal para o motorista bêbado. 
 
A campanha destaca também o papel dos amigos que se divertiam juntos e poderiam ter contribuído para que os destinos fossem diferentes, caso tivessem tomado uma atitude e impedido que o amigo alcoolizado pegasse a direção do veículo.
 
Fonte:Secom/ES