CIDADE

Campanha incentiva denúncia de violência contra mulher

Seppom faz um alerta sobre a importância de não se calar ao presenciar casos de violência.

Em 27/02/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Paulo Pinto/ AGPT

Segundo dados da pesquisa Instituto Datafolha, 17 milhões de mulheres sofreram violência física, psicológica ou sexual em 2021.

Este ano não haverá festividades de carnaval na Serra. Ainda assim o ponto facultativo está aí e muita gente aproveita para curtir com família e amigos em comemorações particulares. Por conta disso, a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (Seppom) faz um alerta sobre a importância de não se calar ao presenciar casos de violência contra a mulher.

A Secretaria está lançando a campanha com o tema “Você não precisa ser a vítima para denunciar”, no intuito de sensibilizar toda a sociedade sobre a questão da denúncia em caso de violência contra a mulher. A orientação é que quem presenciar esse tipo de crime ligue para o número 190 ou faça a denúncia por meio do 180.

Segundo dados da pesquisa Instituto Datafolha, 17 milhões de mulheres sofreram violência física, psicológica ou sexual em 2021. Desse total, quase 50% sofreram agressões dentro de casa, ou seja, de pessoas como maridos ou namorados.

A titular da Seppom, Lilian Mota, comenta que denunciar os casos de violência faz com que muitas vidas sejam salvas, por isso as pessoas não devem se omitir.

“Esse período, mesmo sem festa, mas com feriados, pode sim ter um aumento do assédio. Eu me refiro a todo tipo de assédio, como “mãos bobas” e cantadas nada elogiosas que as mulheres recebem nessa época do ano e que são, sim, violências que também devem ser denunciadas”, informa Lilian.

A Seppom oferta atendimento psicossocial para mulheres vítimas de violência doméstica, além de acolhimento e encaminhamento a serviços públicos. A secretaria funciona de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas, em Serra Sede. Os contatos do órgão são: 3328-7500 e 99836-2909 (ligação e watsApp).

Leia também:

Aldeias indígenas de Aracruz recebem dez computadores
Procon de Guarapari elaborou algumas dicas para o Carnaval
Carnaval: o serviço de limpeza é intensificado em Linhares
Guarda-vidas garantem a segurança em 15 postos nas praias
Defesa Civil da Serra reforça efetivo para Operaçãpo Carnaval
Mais dignidade: bairros da Serra terão praças revitalizadas
Carnaval: Linhares promove folia on-line com apresentações
Vitória é 1° município capixaba a aderir programa Habite Seguro
Viana realiza entregas de Títulos de Regularização Fundiária
LED: sistema de iluminação pública é implantado em Linhares
Equipes de limpeza de Vitória recolhem 280 toneladas de lixo

TAGS: 
SERRA | VIOLÊNCIA | CAMPANHA | SEPOM | MULHER