CIDADE

Campanha pede respeito a leis em ônibus da Grande Vitória(ES).

Ceturb e Secretaria de Transportes querem conscientizar usuários.

Em 15/12/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb) e a Secretaria de Transportes do estado criaram a campanha "Pare e Pense no Coletivo" para que os usuários dos ônibus da região cumpram as leis estabelecidas, como não fumar, ceder o lugar preferencial e não escutar música sem fones de ouvido.

Os idosos muitas vezes ficam sem lugar para se sentar, mesmo sendo um direito. Esse é o caso da aposentada Luci Gomes Bezerra, de 70 anos.

"Eu acho que há uma agressividade nos ônibus, os passageiros não dão lugar para os idosos. Eu tenho 70 anos e não me incomodo muito, porque eu aguento ficar em pé, mas tem idosos que não aguentam", contou.

"É importante, porque está complicado. Sobre os assentos, as pessoas não dão prioridade. Com criança, gestantes, idosos, as pessoas não respeitam hoje em dia", opinou a doméstica Keila Maria Rodrigues.

A diretora de operações da Ceturb, Rosane Giuberti, explicou que a campanha quer conscientizar os passageiros para quatro causas que têm legislação específica: a proibição do cigarro, de ouvir música alta, do assédio sexual e a separação de lugares preferenciais.

"Nós queremos sempre colocar em prática as boas convivências dentro do transporte coletivo. Por isso a campanha 'Pare e Pense no Coletivo". O nosso objetivo é alertar as pessoas, que apesar de ser lei, são regras de comportamento. Se você alertar para isso, as pessoas vão se habituar", disse.

Fonte: G1-ES