TEMAS GERAIS

Capitania dos Portos cria aplicativo para fiscalizar praias do ES.

Aplicativo está em fase de testes e estará disponível para em janeiro.

Em 16/12/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A Operação Verão da Marinha, no Espírito Santo, começa na próxima sexta-feira (18) e segue até 21 fevereiro de 2016. Entre as ações previstas para o período de alta temporada, está o aplicativo 'Praia Segura', que será lançado para celulares.

Por meio do software, a população vai poder denunciar infrações cometidas nas praias capixabas diretamente à Capitania dos Portos. A operação vai fiscalizar os 400 km do litoral do estado com 120 militares divididos em sete equipes.

O aplicativo está em fase de testes e estará disponível para download em janeiro. Os usuários terão que fazer um cadastro, informando nome e e-mail.

Por conta da integração do 'Praia Segura' com os GPS dos telefones, a Capitania dos Portos também saberá exatamente onde a denúncia foi feita e poderá realizar a fiscalização com mais rapidez.

“A população vai ter condições de informar sobre qualquer embarcação que esteja executando manobras que coloquem em risco outras embarcações ou banhistas. Também vai ser possível enviar fotos e vídeos”, explicou o capitão dos Portos do Espírito Santo, Marcos Aurélio de Arruda.

Além do 'Praia Segura', também estão estabelecidas diferentes limitações para navegação de embarcações a motor e a vela em trechos de diversas praias do estado, como parte da praia de Camburi e da Curva da Jurema, em Vitória, da Praia da Sereia, em Vila Velha, e das praias da Bacutia e de Peracanga, em Guarapari.

A Capitania dos Portos também lançou, nesta terça-feira (15), uma campanha de prevenção de incêndios em embarcações de esporte e recreio.

A maior parte dos veículos aquáticos que pegam fogo estão nesta categoria. Nos últimos três anos, 44% das ocorrências foram registradas nesses tipos de embarcações, de acordo com dados da Superintendência de Segurança do Tráfego Aquaviário da Diretoria de Portos e Costas (DPC).

Fonte: G1-ES