EDUCAÇÃO

Capixaba desbanca 3 mil em busca de vaga em OIAA

Gabriel é o único capixaba na briga por vagas em duas competições internacionais.

Em 08/07/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O estudante capixaba, Gabriel Gandra, de 16 anos, está na busca por uma vaga para integrar a delegação que vai representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (OIAA) e na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA). Desde 2016, Gabriel participa de seletivas e já desbancou mais de 3 mil concorrentes.

No momento, 28 alunos de escolas públicas e particulares de oito estados disputam 10 vagas para as competições. Gabriel cursa o 3º ano integrado ao curso de Eletrotécnica no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus Vitória, e é o único representante capixaba. As olímpiadas acontecerão na Tailândia e no Chile, em outubro e novembro.

Sobre a possibilidade de ser o único representante do Espírito Santo, Gabriel afirma que a ficha não caiu. “Ainda tenho a sensação de ser só mais um aluno fazendo provas e tentando dar o melhor de mim nelas”, disse.

O estudante conta que o interesse por Astronomia surgiu quando cursava a 6ª série, ao ganhar de presente um livro sobre viagens ao espaço e o estudo dos astros.

Segundo ele a preparação para participar das duas olimpíadas começou com simples pesquisas na internet e no site da Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

“A OBA não é uma olimpíada difícil, muitas questões podem ser respondidas com informações fornecidas na própria questão. Para as poucas partes que realmente exigem um entendimento prévio maior do assunto, basta estudar provas anteriores e fazer algumas pesquisas rápidas por termos-chave", completou.

Seletivas

Na próxima seletiva, prevista para o final de julho, ele acredita que encontrará questões de grande aprofundamento em assuntos que exigem cálculos maiores e complexos, um deles trigonometria esférica. Para se sair bem, ele afirma que está estudando o quanto pode.

Além do apoio da família e dos amigos, Gabriel conta com a orientação da professora de Física Aline Costalonga Gama. Segundo ela, desde o 1º ano do ensino médio ele já dava indícios que é um grande talento na área de Astronomia.

“O Gabriel é autodidata. Nós temos encontros de 15 em 15 dias, mas ele contribui muito mais com as colocações dele do que com perguntas”, elogiou.

Para ela é motivo de muito orgulho ter um representante capixaba na disputa. “Ele é muito dedicado, esforçado e tem muito talento. É difícil, mas dentro da nossa possibilidade, estamos fazendo o melhor”, completou.

(Foto: Ricardo Medeiros/ A Gazeta)