CIDADE

Cariacica terá Conferência Municipal de Assistência Social

As pré-Conferências de Assistência Social aconteceram ao longo deste mês.

Em 09/07/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Lucas Calazans - Secom/PMC

Ao longo deste mês de julho, os cidadãos de Cariacica podem participar das pré-Conferências de Assistência Social, que antecedem a Conferência Municipal de Assistência Social, marcada para os dias 28, 29 e 30 de agosto. O tema deste ano é “Assistência Social – Direito do Povo com Financiamento Público e Participação Social”.

Uma dessas pré-conferências foi realizada na manhã desta terça-feira, dia 9, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Padre Gabriel. O evento é um espaço para que usuários, trabalhadores e assistentes sociais sejam preparados para a conferência em si. Na pré-conferência, é apresentado o que a assistência fez e o que tem potencial de fazer.

Entre os presentes na palestra apresentada nesta terça, estava o aposentado José Barros de Oliveira, 73 anos, um dos usuários do Cras. “Eu participo da ginástica aqui e acho bom acontecerem esses eventos porque a gente pode desabafar.” - Foto: Lucas Calazans - Secom/PMC

Ao todo, vão ser realizadas nove pré-conferências. Até a Conferência Municipal, as pré-conferência terão acontecido nos CRAS de Porto Novo, Padre Gabriel, Alto Mucuri, Nova Rosa da Penha, Campo Verde, Rio Marinho, Sotelândia, Itacibá e nos Creas de Campo Grande e de Itacibá, que realizarão o evento em conjunto, conforme cronograma ao final da matéria. A participação é aberta ao público.

A Conferência

No dia da Conferência Municipal, todos os presentes poderão apresentar propostas em torno do tema deste ano, “Assistência Social – Direito do Povo com Financiamento Público e Participação Social”.

“A conferência é a voz que eles têm. Assistência é uma garantia, não é um favor. A participação dele, do cidadão, garante esse direito. Assistência social é uma política pública garantida em lei. Garante as necessidades básicas à população em vulnerabilidade social”, afirma Andressa Biancardi, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (Comasc). - Foto: Lucas Calazans - Secom/PMC

Os serviços de assistência social abrangem os trabalhos realizados pelos CRAS, pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), pelos abrigos, por exemplo.

Cronograma das próximas pré-conferências:

09/07
Às 13h30 – CRAS IV – Alto Mucuri - Rua Bragança, s/nº, Mucuri. Próximo à Igreja São João Evangelista.

10/07

Às 9h – CRAS V – Nova Rosa da Penha - Praça Céu, Nova Rosa da Penha II
Às 13h30 – CRAS III – Campo Verde - Av. Central, Quadra 12 – Lote 1 à 13, Campo Verde. Ao lado do Haras.11/07

Às 9h – CRAS VIII – Rio Marinho - Rua 07, s/nº, Rio Marinho. Próximo à Unidade de Saúde de Rio Marinho.
Às 13h30 – CRAS VII – Sotelândia - Rua Alexandria, s/nº, Sotelândia. Antiga Associação de Moradores de Sotelândia.

12/07

Às 9h – CRAS VI – Itacibá – Rua Itaguaçú, nº 06, Itacibá. Próximo ao Supermercado Porto Novo.

19/07

Às 9h – CREAS Campo Grande + CREAS Itacibá - Rua 15 de novembro, nº 33 – Campo Grande – Antiga escola Passaredo (educação infantil)