NEGÓCIOS

Cartilha mostra linhas de crédito para micro e pequenas empresas

A crise tem levados os pequenos negócios os empresários a buscar empréstimos.

Em 21/05/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Reprodução/PROTESTE!

Os impactos da pandemia da Covid-19 nos pequenos negócios têm levado mais da metade dos empresários a buscar empréstimos. Pesquisa realizada pelo Sebrae, com parceria da Fundação Getúlio Vargas, mostra que 60.8% dos microempreendedores individuais (MEI) e donos de micro e pequenas empresas no Espírito Santo precisarão pedir empréstimos para manter seu negócio em funcionamento sem gerar demissões. 

Preocupados com esse público que precisa de suporte financeiro urgente, Sebrae/ES, Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomércio) e Governo do Espírito Santo, se uniram para confeccionar uma cartilha com as Linhas de Crédito disponíveis no Estado e no Brasil, para os empreendedores. A cartilha pode ser consultada em https://tinyurl.com/cartilhadecredito. 

“A cartilha tem um resumo das principais linhas de crédito para as micro e pequenas empresas. O objetivo é facilitar a busca com uma atualização semanal. Sabemos que neste momento 60% dos pequenos negócios precisarão de crédito para sobreviver e quanto mais informação para auxiliar os pequenos negócios a buscarem junto às instituições financeiras, melhor para os pequenos”, ressalta a gerente de ambiente de negócio e acesso ao crédito do Sebrae/ES, Alline Zanoni.

O material contempla informações sobre linhas de crédito estaduais e federais, assim como linhas oferecidas por cooperativa de crédito e bancos privados. A cartilha traz ainda uma relação com as dúvidas mais frequentes relacionadas a crédito e as respectivas respostas.

Vale ressaltar que as linhas de financiamento estão condicionadas particularmente à situação de cada empresa e análise das instituições financeiras cabendo a elas a responsabilidade sobre a divulgação dos dados, bem como a análise de crédito e liberação.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento (Sedes), o Sebrae/ES, a Findes e a Fecomércio, se colocam às ordens para tirar dúvidas dos empreendedores pelos seguintes canais: Sedes - www.sedes.es.gov.br; Findes - (27) 3334-5784 ou e-mail nac@findes.org.br; e Sebrae/ES - 0800 570 0800 e site www.sebrae-porondecomecar.com.br. www.sebrae-porondecomecar.com.br. (Por Marcella Silva de Andrade Sucupira - Com informações do Sebre/ES)