CULTURA

Casa da Memória recebe exposição de telas em homenagem à mulher

O público poderá conferir as pinturas acrílicas sobre telas até o dia 26 de março.

Em 07/03/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

As obras do artista Ademir Torres estarão expostas a partir desta terça-feira (6), às 19h30, na Casa da Memória de Vila Velha, na Prainha. A mostra marca o Dia Internacional da Mulher (08 de março) e possui o tema “o universo feminino, nas cores de Ademir Torres”.  O público poderá conferir as pinturas acrílicas sobre telas até o dia 26 de março. A entrada é gratuita.
 
Ao todo, são 25 obras que estarão expostas e também à venda. Ademir Torres explica que faz uma pintura de observação direta sobre o cotidiano da mulher. “O universo feminino é muito grande, tem sentimento, emoção e expressão. Me preocupo com as agressões às mulheres em  todos os níveis e procurei retratar em forma de protesto as obras”, disse o artista.
 
Para o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel), Luiz Felipe Faria de Azevedo, a exposição é mais uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Vila Velha e o Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha (IHGVV). “Todas as parcerias realizadas na Casa da Memória têm acrescentado à cultura de Vila Velha, resgatando valores e reflexões e dando oportunidades aos artistas de maneira geral”.
 
Movimento
 

De acordo com o produtor da mostra e vice-presidente do IHGVV, Manoel Goes, a exposição fortalece o movimento de repudio à violência contra as mulheres, principalmente dentro de casa, e também à Lei nº 5.954/17, que ele chama de “Lei de Censura” e que é alvo de uma ação direta de inconstitucionalidade (ADIN) proposta pela Prefeitura. A ADIN, sob o número 0004510332018, foi protocolada pela Procuradoria Geral do Município (PGM) no Tribunal de Justiça do Espírito Santo, no dia 21/02/18.
 
Entre as obras expostas pelo artista plástico, está o quadro “Janela da Fé”, que optou em colocar uma tarja nas partes íntimas da mulher pintada como forma de protesto à Lei. Goes explica que a obra é um nu artístico feminino, mas que será coberta com tarjas por força da absurda Lei de Censura. “Essa Lei, imposta em Vila Velha pelos vereadores em votação unanime, é um sinal do retrocesso cultural na cidade. Uma verdadeira agressão ao direito constitucional da livre expressão artística”, afirmou Manoel. Ele ainda acrescentou que o IHGVV cumpre a lei, porém em forma de protesto.
 
Serviço
 
Exposição: O universo feminino nas cores de Ademir Torres
Abertura: 06 de março (terça-feira)
Horário: 19h30
Local: Casa da Memória de Vila Velha
Rua Luciano das Neves, casa 17, Prainha, Centro
Visitação: de 06 a 26 de março
Horário: de terça a sexta das 9 às 17h - finais de semana e feriados das 9 às 14h
Entrada gratuita