CIDADE

Casa do Cidadão disponibiliza agendamento eletrônico para emissão de CTPS.

O cidadão poderá marcar atendimento para o dia seguinte ou até cinco dias úteis.

Em 20/11/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A partir desta segunda-feira (21), a Casa do Cidadão, em Itararé, passa a disponibilizar para a população o serviço de agendamento eletrônico para atendimento no setor de emissão de Carteira de Trabalho (CTPS). Para isso, basta acessar o endereço agendamento.vitoria.es.gov.br e selecionar o serviço "Carteira de Trabalho".

Segundo a subsecretária de Promoção da Cidadania e Prevenção à Violência da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), Juliana Sarderberg, o uso da tecnologia irá melhorar e agilizar o serviço, além de oferecer mais comodidade ao munícipe.

"Com o agendamento eletrônico, o munícipe pode escolher o melhor dia para vir até a Casa do Cidadão com a certeza de que será atendido na data escolhida. Já implementamos essa modalidade de agendamento em outros setores, como no de emissão de Carteira de Identidade e no Procon - no mesmo endereço acima -, e foram muito bem recebidos pela população", conta.

Agendamento

O serviço estará disponível a partir de segunda-feira (21) e, para ter acesso ao sistema, será preciso digitar um CPF válido. Caso o cidadão ainda não tenha CPF, a orientação é que seja feito o registro com o CPF de um responsável, sendo exigida a apresentação do documento ou cópia deste para ser atendido. Após preencher os dados do cadastro, o munícipe deverá imprimir ou anotar o horário agendado gerado pelo sistema.

"Os agendamentos serão vinculados ao CPF. O cidadão poderá marcar atendimento para o dia seguinte ou até cinco dias úteis subsequentes. Haverá uma tolerância de 15 minutos de atraso. Quem não comparecer dentro do prazo terá o agendamento cancelado automaticamente e só poderá remarcar após um prazo de 15 dias", esclareceu Sardenberg.

Documentos obrigatórios para emissão da Carteira de Trabalho

1ª via

  • Documentos originais ou cópia autenticada: Carteira de Identidade e Certidão de Nascimento ou de Casamento (de acordo com o estado civil atual);
  • Comprovante de residência;
  • CPF.

2ª via

  • Todos os documentos exigidos para a 1ª via
  • Carteira de Trabalho anterior.

Em caso de perda ou roubo da carteira, levar Boletim de Ocorrência, que pode ser feito em qualquer Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) ou Delegacia Online e extrato do PIS emitido pela Caixa Econômica Federal.

Observações

Os documentos apresentados devem estar em bom estado de conservação, legíveis e dentro do prazo de validade. Não serão aceitos documentos rasgados e com rasuras.

Os documentos de identificação deverão constar obrigatoriamente: nome, filiação, data de nascimento, município e estado de nascimento, local e data de emissão.

Não será aceita CNH como documento de identificação por não não possuir informação sobre a a naturalidade da pessoa.

Prefeitura Municipal de Vitoria