CULTURA

Casa Tutti vira novo espaço cultural no Centro de Vitória

A proposta da Casa Tutti é compartilha.

Em 28/09/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Um lugar para produzir e compartilhar arte. Essa é a proposta da Casa Tutti, espaço cultural coordenado pela artista Kyria Oliveira recentemente inaugurado. Situado no Corredor Cultural Nestor Gomes, no Centro, o local faz referência à figura paterna da artista.

"O nome da casa é uma homenagem ao meu pai, que tinha o apelido de 'Tutti' e, em italiano, significa ‘todos’, uma casa para todos. A proposta é que a Casa Tutti seja um espaço para produção e reflexão da arte contemporânea", explicou a artista.

O desejo de tornar o local um espaço cultural surgiu de uma vontade pessoal de Kyria, que viu uma chance de uma rica troca para as artes visuais. "Sempre desejei ter o meu ateliê. A casa proporcionou realizar esse sonho, mas um espaço individual seria um sonho muito pequeno porque o importante é sonhar junto. A proposta da Casa Tutti é compartilhar".

Artes

A proposta da Casa Tutti é agregar, em um mesmo local, ateliê de arte, um espaço para residência artística e galeria de arte, que tem previsão de inauguração para o próximo ano. "Antes mesmo da reforma, recebi artistas de outros países para uma residência artística. A troca de experiências foi tão intensa que não tinha como voltar, a casa é um espaço para receber".

Para Kyria, o surgimento de espaços culturais independentes é uma forma de democratizar e ampliar o acesso às artes. "Os espaços alternativos que surgem fomentam a cultura local, a economia criativa e ajudam a promover o Centro como um espaço vivo culturalmente. A Casa Tutti está próxima aos principais equipamentos culturais do Espírito Santo e potencializa sua inserção no mercado cultural".

História

A casa é um sobrado "art déco" dos anos 30, que foi totalmente restaurado, e fica próxima ao Palácio Anchieta e ao Palácio da Cultura Sônia Cabral, integrando os prédios do Centro Histórico de Vitória.

"Sua história é muito mais antiga e difícil de datar pela falta de registro das casas residenciais. O que sei é que ela era de estilo colonial e as paredes do primeiro andar e porão têm 80 cm de espessura, construídas com pedra, óleo de baleia e ostra", afirmou a artista.

Lei Rubem Braga

Parte do restauro da Casa Tutti foi realizada com o patrocínio da Lei Rubem Braga, contemplada na categoria Patrimônio Histórico. A lei é instrumento de política cultural criado pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc) com o objetivo de incentivar a produção cultural em Vitória.