TEMAS GERAIS

Casal de MG celebra seis décadas de amor com fotos onde se conheceram.

Fotógrafos se emocionaram com história que venceu promoção em Muriaé.

Em 21/08/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Um ensaio fotográfico uniu e emocionou dois casais em Muriaé. Após uma promoção voltada para o Dia dos Avós, os fotógrafos Luís Júnior e Priscila Oliveira registraram a história de amor de Maria e Antônio. Em 2017, eles completarão Bodas de Diamante (60 anos) no Dia dos Namorados, além da origem de uma família de seis filhos, 13 netos e um bisneto.

Inscritos por uma das netas, Maria Aparecida Ciuldin e o marido Antônio foram fotografados no Distrito de Itamuri, onde moram, e se tornou o início de várias comemorações. "Minha avó faz 80 anos no próximo dia 24 de agosto e meu avô no dia 7 de setembro. Eu os inscrevi, mas só contamos depois quando eles venceram o sorteio. A princípio, meu avô não queria fazer, porque estava com vergonha, mas foi. No começo estavam tímidos e no final se soltaram. Foi um presente antecipado pelos 60 anos de casamento no ano que vem", explicou.

As fotos foram feitas no dia 4 de agosto, na fazenda onde Maria e Antônio se conheceram aos 17 anos. Ela trabalhava como doméstica e ele cuidava do terreiro. Após a divulgação de algumas das fotos em um perfil da rede social dos fotógrafos, a neta destacou a felicidade dos avós e da família. "Agora estão famosos, toda hora encontram alguém que viu e que conta que gostou. Eles são uma inspiração para a família. Estamos todos felizes e queremos chegar na idade deles assim", disse Evelyn Ciuldin.

Ensaio fotográfico Maria e Antônio em Itamuri, MG (Foto: JR.Oliveira Photography/Divulgação)
Maria e Antônio completam 60 anos de casados no Dia dos Namorados em 2017
(Foto: JR.Oliveira Photography/Divulgação)

Seu Antônio é tímido e coube à dona Maria conversar com o G1. Ela contou que eles namoraram por uns três anos e que não tiveram álbum quando se casaram. O casal escolheu o local do ensaio e ela adorou a experiência e a repercussão das fotos.

"Fiquei muito feliz porque com a minha idade não esperava algo assim. Eu gostei demais da conta! Todo lugar que eu chego estou famosa. Aqui em Itamuri e em Muriaé as pessoas estão me dando parabéns e dizendo que posso ser modelo. Onde se viu isso?! E temos que agradecer à nossa neta, porque a gente não mexe com internet", comentou.

Ela explicou que convenceu o marido para posar de uma forma simples. "Coloquei ele no carro e fomos para o ensaio. Foi só um pouquinho difícil convencê-lo, no início estava tímido, mas depois também ficou todo feliz. Os fotógrafos foram muito legais", brincou.

Maria ainda disse que não conseguiu escolher uma foto favorita porque todas mostram o amor dos dois. "A gente se conheceu em Itamuri e a primeira vez que o vi pensei: 'É esse!'. E é ele até hoje. De vez em quando ele chega com uma florzinha para mim. O importante é a gente estar junto até hoje, graças a Deus", contou Maria.

Sorteio
O ensaio foi feito pelo casal de fotógrafos Luis Júnior e Priscila Oliveira. Maria e Antônio foram escolhidos em sorteio após terem sido inscritos em uma promoção voltada para o Dia dos Avós.

"A gente quis algo diferente de fotografia de casamento, que é nosso trabalho habitual. Pedimos que as pessoas publicassem fotos dos avós e dissessem por que mereciam ser fotografados. Depois entramos em contato com a Evelyn que falou sobre a história dos avós e decidimos que o ensaio seria em Itamuri", disse Luís Júnior.

E os modelos também emocionaram os fotógrafos, casados há três anos e trabalhando juntos há dois. "A gente está acostumado a retratar emoção de uma jornada ainda no começo. Com eles, encontramos uma história estabelecida em quase 60 anos de casados e na felicidade deles. A gente se emocionou no ensaio e, mesmo depois, na edição, ficamos pensando que estamos só no começo e queremos ser como eles", destacou.

Ensaio fotográfico Maria e Antônio em Itamuri, MG (Foto: JR.Oliveira Photography/Divulgação)
Nas próximas semanas, o casal chega aos 80 anos: Maria, no dia 24 de agosto e Antônio, em 7 de setembro
(Foto: JR.Oliveira Photography/Divulgação)

Além disso, Luis garantiu que a experiência do ensaio mudou o olhar para as próximas fotos. "Trouxe um novo olhar porque a gente imagina os casais chegando aos 25, aos 50 anos juntos e olhando as fotos do casamento e sentindo a mesma emoção do dia em que subiram ao altar. A gente vive a emoção mais intensamente e aumenta nosso desejo de guardar esta história através das fotografias", analisou.

Priscila Oliveira ressaltou que o sentimento de Maria e Antônio se tornou algo marcante na vida e na carreira dela. "O ensaio foi muito gratificante pra mim. Mesmo que no começo estivessem um pouco tímidos, não demorou muito para demonstrarem cada sorriso e carinho sinceros. Todo o amor envolvido de uma forma que é difícil de se ver nos dias atuais faz a gente buscar mais e mais eternizar o sentimento e não uma simples fotografia", afirmou.

Ensaio fotográfico Maria e Antônio em Itamuri, MG (Foto: JR.Oliveira Photography/Divulgação)
Maria e Antônio posaram em uma fazenda em Itamuri, Distrito de Muriaé
(Foto: JR.Oliveira Photography/Divulgação)
 
g1/ Zona da Mata