CULTURA

Catálogo on-line apresenta obras de arte do Modernismo brasileiro

O acervo artístico de Vitória conta com, aproximadamente, 250 obras catalogadas.

Em 31/01/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O acervo artístico da Prefeitura de Vitória conta com, aproximadamente, 250 obras catalogadas. São trabalhos de vários tipos, qualidades e origens. Dessa coleção, 23 trabalhos foram adquiridos por meio de doação realizada pelo Banco Central do Brasil e pertencem ao acervo da Casa Porto das Artes Plásticas.

Agora, o público pode conhecer trabalhos de, entre outros, Alfredo Volpi, Marcelo Grasmann e Tarsila do Amaral, através do catálogo on-line "Acervo de Obras de Artes da Prefeitura de Vitória - Casa Porto das Artes Plásticas: Módulo I- Modernismo Brasileiro/ Doação das Obras do Banco Central".

"As gravuras presentes nessa coleção fazem parte de um recorte importante do período do modernismo no Brasil que, naquele momento, tinha o propósito de dar ênfase e destaque a elementos da cultura brasileira, ascendendo o sentimento nacionalista no País", explicou a coordenadora da Casa Porto, Kênia Lyra.

Para ela, o catálogo on-line faz parte das ações para tornar as obras do acervo acessíveis ao grande público. "A cada atividade que é desenvolvida pelo acervo, conseguimos mantê-lo vivo. Ainda são vários os desafios no trabalho que estamos desenvolvendo, como a divulgação das obras do acervo por meio da catalogação on-line".

Acervo

Em 2008, as 250 obras do acervo da PMV foram submetidas a uma comissão curatorial com a finalidade de registrar e avaliar seu valor artístico, indicando as obras de importância para formar uma reserva técnica sob a salvaguarda da Casa Porto das Artes Plásticas. Dessas, 109 obras foram selecionadas.

No que diz respeito ao trato das obras de arte do acervo, a Secretaria Municipal de Cultura (Semc) realiza, além da catalogação dos bens como forma de controle e salvaguarda, uma busca, sempre que possível, da origem de cada obra e das condições do seu ingresso no acervo, visando estabelecer o perfil da coleção, dando sentido a todo conjunto.

"Neste ano de 2017, estamos buscando novas alternativas para realizar a modernização do acervo, e pretendemos realizar a elaboração de novos catálogos on-line com as demais obras do acervo de artes visuais de Vitória para que a população tenha acesso", finalizou Kênia.

Catálogos

Nos últimos anos, foram disponibilizados alguns catálogos on-line de trabalhos que fizeram parte da programação cultural dos espaços da Semc. O público pode conferir os registros da exposição “O Caminho do Meio”, de Hélio Coelho, da coletiva “PA – Prova de Artista l 2ª Mostra Internacional de Gravura" e “Todas as Faces de Maria”, mostra fotográfica sobre a parteira, coveira, mestra de Caxambu, mãe de santo, líder comunitária, mãe e avó Maria Laurinda, figura emblemática para as mulheres negras do Estado.

Secom PMV