CIDADE

Cerco Inteligente de Vitória recuperou veículos e suspeitos

Sistema registrou passagem de moto por barreira na avenida Vitória.

Em 19/06/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Divulgação Semsu

O Cerco Inteligente de Segurança da Prefeitura Municipal de Vitória ajudou a recuperar uma moto e um carro na noite desta última terça-feira (18) e dois homens foram detidos. Com isso, chega a 154 o número de veículos encontrados pelo sistema da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) desde que foi implantado, em abril do ano passado.

A primeira recuperação aconteceu nas proximidades do Palácio Anchieta, no Centro. Às 21h24 de ontem, um carro modelo Prisma com restrição de furto e roubo passou pela barreira do Cerco Inteligente na Ponte de Camburi. As informações do veículo foram passadas para as equipes da Guarda Municipal, que realizaram a abordagem.

Dentro do carro, foram encontrados dinheiro e duas facas. O suspeito foi detido e conduzido à Delegacia Regional de Vitória para os procedimentos legais.

Moto

A outra abordagem foi de uma moto cadastrada no sistema do Cerco Inteligente com restrição de furto e roubo. O veículo foi flagrado pelas câmeras da avenida Vitória, próximo ao Colégio Estadual.

Após ser acionada pela Central Integrada de Operações e Videomonitoramento (Ciom), a Polícia Militar conseguiu abordar o suspeito próximo à Faculdade de Música, no Centro, poucos minutos após a passagem pela barreira. Um homem foi detido e conduzido à delegacia.

Sistema

Sempre que um carro é furtado ou roubado e o dono registra a ocorrência, imediatamente a placa do veículo vai para o sistema do Cerco Inteligente de Segurança. A partir daí, se o carro passar por alguma das 18 barreiras instaladas na capital, um alarme vai disparar na Central de Videomonitoramento.

Nesse momento, o veículo é fotografado pelo sistema e os agentes da Central avisam às equipes da Guarda Municipal e da Polícia Militar que estão na rua. Ele passa a ser acompanhado em tempo real pelas 230 câmeras de videomonitoramento da cidade. Todas as informações são passadas via rádio para os agentes do patrulhamento.

LEIA TAMBÉM

Semmam fará poda em árvores no Centro e na Ilha do Príncipe

A equipe da Gerência de Áreas Verdes (GAV/Semmam) realizará nos próximos sábado (22) e domingo (23) podas de árvores nos bairros Centro e Ilha do Príncipe em Vitória, aproveitando a pouca circulação de veículos nesses dias.

No Centro, o serviço será feito na rua Dionísio Rosendo, contemplando cerca de 40 árvores, sendo a maioria da espécie Acacia ferruginea. A ação visa à limpeza e à conformação das estruturas das árvores para melhorar a iluminação da via e facilitar o tráfego de veículos de grande porte, como do ônibus turístico.

Na Ilha do Príncipe, o trabalho será na avenida Nair Azevedo Silva e contemplará a poda drástica de sete exemplares da espécie Acacia auriculiformis. Será feita a remoção de até 70% do volume, buscando estabilizar os indivíduos arbóreos, tendo em vista que atualmente as árvores se encontram desequilibradas, apresentando risco de queda, de acordo com a gerente da GAV, Giselle Guimarães.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain, semanalmente é realizado o planejamento das podas de árvores, visando atender às solicitações da população e priorizar o atendimento das demandas mais emergentes, especialmente as que causam riscos às pessoas e às propriedades.

Para o procedimento de podas de árvores, a Gerência de Áreas Verdes segue diretrizes e procedimentos técnicos em conformidade com o Plano Diretor de Arborização e as legislações pertinentes, especialmente a lei municipal n° 8.696/2014, que dispõe sobre o uso e a gestão da arborização urbana e das áreas verdes de uso público no município de Vitória.

As principais notícias do ES, do Brasil e do Mundo, você encontra no Portal CCNEWS BRASIL