TEMAS GERAIS

Cesan estuda represa capaz de abastecer três cidades por 3 meses.

Represa deve ficar pronta em 2019 e vai armazenar 20 bilhões de litros.

Em 22/03/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Um estudo da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) vai avaliar a possibilidade de construção de uma represa capaz de armazenar 20 bilhões de litros de água do Rio Jucu.

A quantidade armazenada equivale a 20 milhões de caixas d’água e é capaz de dar conta de todo abastecimento de Vila Velha, Cariacica e Vitória por três meses.

Um edital para a contratação de estudos técnicos para a represa foi lançado nesta nesta terça-feira (22).

A expectativa é de que os estudos durem até oito meses e que a construção seja finalizada em 2019. A contratação está estimada em R$ 480 mil.

De acordo com a Cesan, a represa terá a finalidade de não desperdiçar a água que passa pelo Jucu.

O diretor-presidente da Cesan, Pablo Andreão, disse que a represa deve beneficiar mais de um milhão de moradores da Grande Vitória e poderá ser utilizada para diversos fins.

“O conceito básico do projeto é a prioridade de reservar água para consumo humano. Mas, junto a isso, podemos ter benefícios como a geração de energia, redução do impacto das cheias nas chuvas, uso para recreação e piscicultura”, explicou Andreão.

Nos estudos que serão realizados, será avaliada a melhor localidade para a represa. É provável que ela fique na altura de Domingos Martins, próximo à BR-262. Uma área que não seja propícia a alagamentos será escolhida para que menos impactos sejam gerados aos moradores da região.

Projetos para universalizar o tratamento do esgoto e despoluir o Rio Jucu também serão desenvolvidos paralelamente à construção da represa.

Energia
A energia que será gerada na represa ainda terá sua destinação escolhida. A Cesan estuda que ela mesma possa utilizar a força energética que será gerada. A venda da energia para a EDP Escelsa também não é descartada.

O edital para selecionar a empresa que vai realizar os estudos será publicado no Diário Oficial desta terça-feira (22), Dia Mundial da Água. A empresa selecionada terá que elaborar projeto básico com visitas técnicas em campo e serviços de topografia.

Fonte: G1-ES