ESPORTE INTERNACIONAL

Chapecoense concorre em 2 categorias ao Prêmio Laureus

O prêmio Laureus World Sports 2018 revelou nesta terça-feira os indicados.

Em 16/01/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O prêmio Laureus World Sports 2018 revelou nesta terça-feira os indicados que vão disputar o prêmio, após a votação da mídia esportiva de todo o mundo. O impressionante retorno de Roger Federer depois de uma lesão no joelho, que viu o tenista vencer o seu quinto torneio Aberto da Austrália e o oitavo título de Wimbledon, foi indicado nas categorias Melhor Atleta Masculino do Ano e Retorno do Ano. Federer, que atualmente é vencedor de quatro prêmios, pode ser o vencedor com mais Prêmios Laureus na cerimônia de 2018 em Mônaco, no dia 27 de fevereiro.

O futebol mundial marca forte presença, com Cristiano Ronaldo para o Melhor Atleta do Ano, o Real Madrid indicado para a Melhor Equipe do Ano, Kylian Mbappé concorrendo na categoria Revelação do Ano, e o FC Barcelona e a Chapecoense indicados para o prêmio de Retorno do Ano. A equipe brasileira ainda concorre em outra categoria, de melhor momento esportivo de 2017. A eleição desta categoria acontece por meio de voto popular.

- Estou tão grato por ser indicado novamente ao Laureus de Melhor Atleta Masculino do Ano. Tivemos um ano fantástico no Real Madrid, e sei que eu não seria indicado se não fosse pelo nosso trabalho em equipe. Quero agradecer meus companheiros de time e também a mídia mundial por terem me colocado nesse posto entre os candidatos para vencer esse prêmio muito especial. Obrigado! - disse Cristiano Ronaldo.

Melhor Atleta Masculino

Roger Federer já é o maior vencedor do prêmio de Melhor Atleta Masculino do Ano, vencendo quatro edições seguidas entre 2005 e 2008. Se levar o título de 2018, o suíço de 36 anos vai se isolar na liderança do ranking, deixando o jamaicano Usain Bolt com o vice. Vai ser a coroação de um grande ano do atual número 2 do mundo, com sete títulos nos torneios da ATP, incluindo o Aberto da Austrália e Wimbledon.

Cristiano Ronaldo, por sua vez, foi indicado outras quatro vezes ao prêmio de Melhor Atleta Masculino do Ano, mas nunca venceu a disputa. Em 2017 se tornou o maior artilheiro da liga espanhola e o primeiro jogador a alcançar a marca de 100 gols na Liga dos Campeões da Europa. À frente do Real Madrid, o português de 32 anos foi campeão da Liga dos Campeões e do Mundial de Clubes. Também foi eleito pela Fifa como o melhor jogador de 2017.

Três britânicos também estão no páreo e tentam levar o título para seu país pela primeira vez. Lewis Hamilton foi indicado pela quarta vez graças ao tetra do Mundial de Fórmula 1. Apesar de ter sido flagrado em exame antidoping, o ciclista Chris Froome não perdeu o tetra do Tour de France e sua primeira taça da Volta da Espanha. Dono de quatro ouros olímpicos, Mo Farah completa a lista de candidatos britânicos, em sua quarta indicação. Em 2017, ele foi campeão mundial dos 10.000m e vice dos 5.000m, se despedindo das competições de pista do atletismo.

Atual número 1 do mundo, o tenista Rafael Nadal é o sexto indicado ao prêmio de Melhor Atleta Masculino do Ano. Ele já conquistou esse título em 2011 e agora está em sua quarta indicação. Em 2017, o espanhol foi o campeão de seis torneios da ATP, incluindo Roland Garros e o US Open.

Concorrentes:
Roger Federer (Tênis)
Cristiano Ronaldo (Futebol)
Mo Farah (Atletismo)
Chris Froome (Ciclismo)
Lewis Hamilton (Fórmula 1)
Rafael Nadal (Tênis)

Melhor Atleta Feminina

Os surfistas campeões mundiais Tyler Wright e John John Florence lideram as indicações para a categoria Melhor Atleta de Ação do Ano. Também entre os indicados estão os campeões de snowboarding Anna Gasser e Mark McMorris, Nyjah Huston do esqui e o velejador francês Armel Le Cléac'h, que marcaram um novo recorde de 74 dias para concluir a Vendée Globe, a competição de regata solitária e sem parada ao redor do mundo.

Concorrentes:
Tyler Wright (Surfe)
John John Florence (Surfe)
Anna Gasser (Snowboard)
Mark McMorris (Snowboard)
Nyjah Huston (Esqui)
Armel Le Cléac'h (Vela)

Melhor Momento Esportivo

Na categoria Melhor Momento Esportivo do Ano, cinco momentos emocionantes e cativantes, que vão além do placar e destacam o verdadeiro valor do esporte foram selecionados por votação mundial online durante cinco meses. Os fãs do esporte de todo o mundo votaram no The Iowa Hawkeyes e seus emocionantes torcedores da "Kinnick Wave"; votaram em Bradley Lowery, o torcedor de futebol de seis anos e sua amizade especial com o atacante inglês Jermain Defoe; Kimi Räikkönen e seu fã de 6 anos Thomas Danel; no time brasileiro de futebol Chapecoense e no inspirador piloto do automobilismo Billy Monger, de 18 anos. Os votos podem ser enviados no site myLaureus.com até o dia 26 de fevereiro, e o vencedor será anunciado no palco na entrega de prêmios em Mônaco.

Concorrentes:
The Iowa Hawkeyes e seus emocionantes torcedores da 'Kinnick Wave'
Bradley Lowery, o torcedor de futebol de seis anos
Kimi Räikkönen e seu fã de 6 anos Thomas Danel
Chapecoense e o retorno ao futebol após o trágico acidente
Billy Monger, um inspirador piloto do automobilismo

Os vencedores, escolhidos por membros da Laureus World Sports Academy, serão revelados em Mônaco no dia 27 de fevereiro.

 Prêmio Laureus - Indicados 2018  (Foto: Divulgação Laureus)
(Foto: Divulgação)