TEMAS GERAIS

China e Taiwan inuaguram sistema de fornecimento de água

Se transportará para a ilha água potável a partir de um encanamento submarino.

Em 06/08/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Portal Tia Cândia

A China inaugurou nete domingo a provisão de água potável procedente da província de Fujian (sudeste) para a ilha taiuanesa de Kinmen, situada a poucos quilômetros do litoral e habitada por cerca de 100 mil pessoas, em momento de crescente tensão entre Taipé e Pequim.

A partir de hoje, se transportará para a ilha água potável procedente do lago Longhu (o segundo maior dessa província, situado na cidade de Jinjiang) a partir de um encanamento submarino de 28 quilômetros com capacidade para transferir 34 mil metros cúbicos de água a cada dia.

Essa quantidade poderia aumentar para 55 mil metros cúbicos, segundo informou a agência de notícias "Xinhua".

A inauguração do fornecimento acontece em momento de crescente tensão entre Taipé e Pequim e causou uma forte controvérsia entre o governo local de Kinmen e o central de Taiwan.

O ato de inauguração foi celebrado simultaneamente na província chinesa de Fujian e em Kinmen, e contou, na parte chinesa, com a assistência do máximo encarregado de Taiwan, Liu Jieyi, chefe do Escritório de Assuntos da ilha.

Na parte taiuanesa o ato não foi considerado uma cerimônia oficial, já que o próprio governador de Kinmen, Chen Fu-hai, o qualificou de "apresentação das conquistas de seu governo local" e só contou com a presença de residentes de Kinmen e contribuintes ao acordo de fornecimento.

O projeto de concessão hídrica terminou de ser construído no começo deste ano, em cumprimento de um acordo selado em 2015 entre China e Taiwan.

Kinmen e as ilhotas limites controladas por Taiwan são fortemente fortificadas contra bombardeio e invasão, com barricadas nas praias, artilharia colocada em encostas, enormes túneis escavados para abrigar as tropas e muros de cimento.