TEMAS GERAIS

Chuva deve dar trégua em SP, mas frio continua até amanhã

É o 3º agosto mais chuvoso em 10 anos.

Em 21/08/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Após ficar 51 dias de seca em julho, a capital paulista registra chuva todos os dias há quase uma semana: de terça-feira (15) a esta segunda-feira (21). Esse é o terceiro agosto mais chuvoso em 10 anos, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Neste mês, choveu 60,2 mm até esta segunda e a média é 27,2 mm. Apesar disso, o inverno segue seco: o esperado para a estação é 95,4 mm e choveu 60,7 mm.

De sábado até esta segunda-feira, os bairros mais atingidos pela chuva estão na Zona Sul e Oeste da cidade: Parelheiros, Santo Amaro, Jabaquara, Campo Limpo e Lapa.

A chuva deve parar ainda nesta segunda e o frio segue até esta terça. Hoje a mínima será de 10ºC e a máxima não passa de 19ºC.

Apesar da chuva ajudar a limpar os poluentes no ar, ela também pode causar prejuízos. A água se mistura ao enxofre, que sai dos veículos, e os danos são muitos, para o meio-ambiente e para as construções e até para os monumentos.

Com a chuva, mais semáforos ficam embandeirados na capital que já enfrenta falta de manutenção desde o início de 2017. Só neste ano, a Companhia de Engenharia e Tráfego registrou mais de 10 mil falhas nos cruzamentos, 50 por dia, em média.

Os furtos dos cabos não respondem nem por 30% das falhas nos semáforos, mas eles aumentam as chances de curto-circuito quando chove. Os técnicos têm que fazer remendos para substituir os cabos furtados.

A CET informou que as empresas contratadas para cuidar da manutenção dos semáforos em São Paulo começaram a trabalhar no final de semana. Como os contratos foram assinados na sexta-feira (18/08), nesta segunda-feira (21/08) é o primeiro dia útil com as novas equipes atuando na cidade. A CET ressalta ainda que, independente da chuva, as equipes estão diariamente nas ruas para orientar os motoristas e para fazer o reparo nos semáforos.

(Foto: URIEL PUNK/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO)