TEMAS GERAIS

Chuva provoca alagamento em vários pontos do Grande Recife.

Em 24 horas, Codecipe registrou 12 deslizamentos de barreiras.

Em 16/04/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A forte chuva que caiu entre a tarde da sexta-feira (15) e a manhã deste sábado (16) castigou a Região Metropolitana do Recife. Em 24 horas, a Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe)  registrou 12 deslizamentos de barreiras,  quedas de árvores e de muro, além de vários pontos de alagamento. Em um desses deslizamentos, dois irmãos, de 3 e 7 anos, ficaram levemente feridos, na Zona Oeste do Recife. Em Olinda, ainda há muitos pontos de alagamento nesta manhã. Principalmente no bairro de Jardim Fragoso. Já em Camaragibe, moradores foram pegos de surpresa com o transbordamento do Rio Capibaribe.

Em São Lourenço da Mata houve apenas dois deslizamentos sem vítimas. Assim como Abreu e Lima, que notificou um deslizamento de pequenas proporções e sem feridos.

Recife
No Recife, choveu em 12 horas o esperado para 12 dias, de acordo com a prefeitura. Foram cerca de 140 milímetros de chuva entre as 20h da sexta-feira e às 8h da manhã de deste sábado. A Defesa Civil da cidade registrou 177 ocorrências, nenhuma grave, e seis alagamentos nas margens de canais e rios.

O órgão recomendou que 690 famílias deixassem suas casas por risco de novos deslizamentos. Ainda segundo a Defesa Civil do Recife, 22 famílias ficaram desabrigadas. Elas foram encaminhadas para a casa de parentes e receberam colchões e cestas básicas.

Ao todo, cinco árvores caíram em localidades das Graças, Encruzilhada, Boa Viagem, Roda de Fogo e na Praça Oswaldo Cruz. Equipes da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) estão terminando de remover uma árvore que caiu na Rua Alberto Paiva, nas Graças, Zona Norte da capital.

Olinda
Imagens do Globocop mostraram que várias localidades ficaram completamente alagadas, ao longo da rodovia PE-15. Em Jardim Fragoso, por exemplo, ficou muito difícil de chegar e sair dos conjuntos habitacionais. O problema, de acordo com os moradores, é uma obra no canal do bairro, que represou a água.

Camaragibe
Moradores do Loteamento São Paulo, em Aldeia de Baixo, em Camaragibe, foram surpreendidos pela subida repentina de um braço do Rio Capibaribe. Por causa da forte chuva na cidade, a maior precipitação registrada na Região Metropolitana (143 milímetros), o curso-d'água teve volume aumentado, o que acabou resultando em inundação da área. 

De acordo com moradores, 40 residências ficaram alagadas. Em 10 delas, houve perda total. O morador Josias Lima informou que as famílias foram acordadas no meio da madrugada. Por volta das 3h30, a água atingiu 1,5 metros de altura em algumas residências. “Foi todo mundo para o meio da rua. Em alguns locais, ninguém conseguiu tirar nem os móveis”, contou.

A Defesa Civil do Município foi acionada e chegou ao loteamento por volta das 8h deste sábado. “Quando o pessoal chegou, já era tarde. Quem conseguiu salvar alguma coisa levou para as casas na parte mais alta do loteamento. Felizmente, não houve danos na parte de infraestrutura das casas”, observou.

Fonte: G1