TEMAS GERAIS

Chuvas provocam risco elevado de inundação e deslizamento de terra no ES.

O alerta de terça-feira é válido para o Litoral Norte, o Leste e o Litoral Sul.

Em 15/11/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), alerta para o risco alto de inundações e deslizamentos de terra em todo o Espírito Santo nesta segunda-feira (14) e terça-feira (15). Dois avisos especiais prevendo chuva significativa, também foram emitidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O aviso desta segunda-feira abrange o estado inteiro. O alerta de terça-feira é válido para o Litoral Norte, o Leste e o Litoral Sul. Também há previsão de chuva localmente forte e isolada, com eventual tempestade de raios e rajadas de vento no centro-oeste do Espírito Santo.

Municípios em alerta

Na terça-feira, os municípios em alerta são: Alfredo Chaves, Anchieta, Aracruz, Cariacica, Conceição da Barra, Domingos Martins, Fundão, Guarapari, Ibiraçu, Iconha, Itapemirim, Itaúnas, Jaguaré, Linhares, Marataízes, Marechal Floriano, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São Mateus, Serra, Sooretama, Viana, Vila Velha e Vitória.

No domingo (13), o Inpe havia divulgado previsões como avisos de atenção, com possibilidade também de raios e rajadas de vento. Mas alterou a previsão para avisos especiais, o que aumenta o risco para ocorrências adversas, como enchentes e deslizamentos.

O aviso especial é o terceiro tipo em gravidade, em uma escala de cinco níveis usados pelo instituto. Esse tipo de alerta é emitido quando as condições de tempo são muito favoráveis para um fenômeno meteorológico adverso, pedindo para que os moradores estejam preparados para medidas de emergência.

Chuva até o fim da semana

De acordo com o Climatempo, não chovia de forma significativa em Vitória desde junho e o feriado também deve ser de muita chuva no Espírito Santo. Pelo menos até o fim da semana, há condições para que grandes volumes de chuva sejam acumulados no estado.

Por Caique Verli/g1-ES