CIDADE

Cidade de Vila Velha completa 484 anos de história

A capital do ES está sediada em Vila Velha. Desde as 18 horas de quarta-feira (22).

Em 23/05/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Felix Falcão/Fabricio lima

A capital do Estado do Espirito Santo agora está sediada em Vila Velha. Desde as 18 horas desta quarta-feira (22), o fogo simbólico que marca a transferência do Poder já está em território canela-verde. O fogo foi trazido ao município por mais de 50 atletas das forças de segurança, incluindo agentes da Guarda Municipal e guarda-vidas, que percorreram 14 km até a chegada no Parque da Prainha, assim como fez o donatário Vasco Fernandes Coutinho, em 1535, quando veio de Portugal.

O prefeito Max Filho acompanhou tanto o momento da transposição do fogo a partir da sede do Palácio Anchieta, no Centro de Vitória, ao lado do governador Renato Casagrande, como da recepção da pira no Parque da Prainha. A transferência do fogo simbólico se dá em função do aniversário da colonização do solo espírito-santense, comemorado em 23 de maio de 1535, momento em que o município completa 484 anos.

O fogo fica em uma pira em frente à igreja do Rosário, no Parque da Prainha, sob a guarda dos desbravadores. Na manhã desta quinta-feira (23), é transferido para a Praça Duque de Caxias, local do desfile cívico-militar. Militares da Marinha, Exército, Polícia militar, Corpo de Bombeiros e Policia Civil também integraram o grupo que trouxe o fogo para o município.

Na recepção, o prefeito Max Filho, fez questão fazer um resgate histórico da cidade, além de falar das realizações a serem concretizados, principalmente as obras de macrodrenagem com investimentos do Estado. “Vila Velha completa 484 anos. São 484 motivos que nós temos para celebrar e declarar o nosso amor pela cidade. E apesar das dificuldades, não a trocamos por nenhuma outra cidade do mundo”, falou entusiasmado. E exaltou: Viva Vila Velha! Viva o Espírito Santo!

Presentes na cerimônia estavam: o vice-prefeito Jorge Carreta; os vereadores Rogério Cardoso, Reginaldo Almeida, PM Chico Siqueira e Oswaldo Maturano; o comandante do 38º Batalhão de Infantaria do Exército, tenente-coronel Marcelo Alves; os secretários de Educação, Roberto Belling, de Esportes, Luiz Felipe Faria de Azevedo, de Defesa Social e Trânsito, Cel. Oberacy , e a subsecretária de Turismo, Neymara Carvalho.

Foto: Felix Falcão/Fabricio lima - Semcom/PMVV

Programa inclui Vila Velha na rota do turismo capixaba

Vila Velha está entre os cinco municípios do Estado contemplados pelo Programa Investe Turismo, lançado na tarde desta quarta-feira (22) pelo Governo Estadual. Na ocasião, o governador Renato Casagrande anunciou investimentos da ordem de R$ 839 mil no projeto.

O governador Renato Casagrande anunciou investimentos da ordem de R$ 839 mil no projeto. - Foto: Fabricio Lima - Semcom/PMVV

O Programa foi apresentado em cerimônia no Palácio Anchieta, no centro de Vitória, que contou com as presenças de representantes dos municípios. Além de Vila Velha, Vitória, Guarapari, Domingos Martins e Venda Nova do Imigrante também serão beneficiados pelo projeto.

O objetivo do programa é o de incentivar as estruturas turísticas diferenciadas e de alto impacto, de maneira a ampliar a competitividade dos pequenos negócios. O programa é uma parceria do Estado com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“É uma parceria importante para os nossos municípios. O turismo é fonte de renda, emprego e de desenvolvimento. Vila Velha é uma cidade turística. E nós temos o ponto de maior visitação do Estado, que é o Convento da Penha”, destacou o prefeito Max Filho durante a cerimônia. E complementou: “O nosso maior desafio é tornar as nossas cidades boas para se viver, com melhor qualidade de vida; boas para se investir, para gerar emprego e renda; e, por último, boas para se visitar”, enfatizou.

O governador Renato Casagrande falou ainda de várias outras ações. “Turismo é um conjunto de medidas que o governo tem que tomar para que o Estado receba bem as pessoas com um ambiente adequado”, reforçou, destacando que o programa, antes de tudo, visa “fortalecer as relações institucionais, qualificar a mão de obra e o empreendedor, incorporar tecnologias, além de divulgar os potenciais”, enfatizou.

Estiveram presentes na cerimônia de lançamento do Programa Investe Turismo: a vice-governadora, Jaqueline Moraes; o secretário Estadual de Turismo, Dorval Uliana; o deputado estadual Luciano Machado; o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, André Abreu de Almeida; e a subsecretária municipal de Turismo, Neymara Carvalho.