CIDADE

Cidade de Vitória tem redução de 60% dos homicídios em 2020

Em 2020, foram registrados sete homicídios (2 em janeiro e 5 em fevereiro), diz SESP.

Em 11/03/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: André Sobral/PMV

Os números de homicídios registrados em Vitória nos dois primeiros meses de 2020 apresentaram uma queda de 60% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados foram apresentados na tarde desta terça-feira (10), na sala de reuniões anexa ao gabinete do Palácio Municipal, na segunda reunião ordinária do ano do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que avalia estratégias para aumentar a segurança no município.

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, destaca que é a maior redução no número de homicídios que a cidade já teve.

"Um homicídio é intolerável, mas, quando a gente tem uma queda de 60%, significa que estamos no caminho certo. Vamos continuar trabalhando com todas forças, com Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Justiça e todos órgãos que pudermos contar, nessa construção de uma cidade segura e também com a tecnologia disponível. O Certo Inteligente de Segurança da PMV tem nos ajudado muito na diminuição da criminalidade na cidade. Fico muito feliz e nos dá ânimo para continuar trabalhando ainda mais".

"Podemos dizer, pelos resultados de Vitória, que eles são positivos graças às decisões que são tomadas aqui neste gabinete mês a mês. Se temos hoje essa redução de 60% de homicídios em relação ao ano passado, muito se deve a essa integração que temos aqui das forças de segurança, da sociedade civil, da Justiça e das secretarias da Prefeitura de Vitória", disse o secretário municipal de Segurança Urbana, Fronzio Calheira.

Dados

Segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), em 2020, foram registrados sete homicídios (2 em janeiro e 5 em fevereiro), enquanto que, no ano passado, foram 17 (11 em janeiro e 6 em fevereiro). 

Comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar, o tenente-coronel Borges esteve na reunião e destacou os esforços em conjunto realizados pela PM, Polícia Civil e Guarda Municipal para reduzir esse tipo de crime.

"A PM está desenvolvendo parcerias e novos mecanismos de ação para impedir a prática desses crimes. A maioria dos crimes é ligada ao tráfico e já estamos monitorando essas ocorrências, já identificamos o suspeito de quatro dessas mortes e estamos com mandado em aberto", disse Borges.

Queda

Os dados da Sesp revelam ainda que essa queda tem acontecido de forma substancial nos últimos anos. Em 2019, foram registrados 72 homicídios em Vitória. Para se ter uma ideia, em 2006, esse número chegou a 225.

"A gente percebe que os números são muito positivos para o município e também para o Estado, que no ano passado registrou menos de mil homicídios, sendo que o Espírito Santo já viveu uma época em que registrou mais de 2 mil homicídios. Trata-se da maior queda no número de homicídios do Estado. A quantidade registrada em Vitória chega a ser cinco vezes menor que em outros municípios da Grande Vitória. De qualquer maneira, é bom olhar e ver que ao longo do tempo a situação tem melhorado", avalia o secretário de Segurança Urbana, Fronzio Calheira. (Com informações da Prefeitura de Vitória)