TEMAS GERAIS

Cidades gaúchas atingidas pelas chuvas recebem apoio federal.

O ministro Miguel Rossetto visitou Eldorado do Sul, Sapucaia e Canoas.

Em 20/10/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Trabalhadores residentes nos municípios gaúchos em estado de emergência poderão efetuar saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), até o valor de R$ 6.220. Nos últimos dias, o Rio Grande do Sul foi atingido por fortes chuvas, que causaram alagamentos e deixaram muitos desabrigados. Até a semana passada, 26 municípios já tinham o estado de emergência reconhecido. A liberação dos recursos do FGTS na região foi anunciada pelo ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, durante visita às cidades de Eldorado do Sul, Sapucaia e Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre.

Para a liberação dos recursos, após o reconhecimento do Decreto de Emergência pelo Ministério da Integração Nacional, a prefeitura deve indicar as áreas afetadas à Caixa Econômica Federal. A partir desta indicação, os trabalhadores podem se dirigir a uma agência e comprovar que moram nas áreas determinadas pela prefeitura. O saque será liberado em 15 dias.

“É fundamental que o prefeito procure a Caixa para indicar os bairros e localidades atingidos e garantir que o trabalhador consiga retirar o FGTS com rapidez”, explicou o ministro em conversa com as autoridades municipais e estaduais.

O prefeito de Eldorado do Sul, Sérgio Munhoz, relatou ao ministro Miguel Rossetto os danos causados pelas chuvas no município. Cerca de um terço da área urbana da cidade, de aproximadamente 38 mil habitantes, está alagada, afetando mais de sete mil casas e 18 mil moradores.

“Venho aqui hoje para trazer a solidariedade da presidenta Dilma, que está recebendo relatos diários da situação no Rio Grande do Sul, e para reafirmar o apoio concreto do governo federal, que já iniciou um trabalho de cooperação e integração com o governo do Estado e com os municípios atingidos”, registrou o ministro, ao visitar área alagada no centro da cidade.

Além da liberação dos saques do FGTS, o ministro citou a antecipação do pagamento do Bolsa Família, do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a distribuição de kits de alimentação e higiene para as famílias. “Neste momento, a ideia é solidariedade total e apoio total, com agilidade e rapidez”, resumiu Rossetto.

Em Sapucaia, Miguel Rossetto anunciou ao prefeito Vilmar Ballin as medidas do governo federal, como a liberação do FGTS, e ouviu o relato de moradores que tiveram que sair de suas casas em função das chuvas. Logo depois, em Canoas, o ministro Rossetto, o prefeito e o secretário estadual do Trabalho e do Desenvolvimento Social sobrevoaram áreas atingidas. 

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego