MOTOR

Câmbio com problema? Profissional explica o que fazer

Os problemas no câmbio são mais comuns do que se imagina.

Em 13/12/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Os problemas no câmbio são mais comuns do que se imagina. A também chamada de caixa de marcha tem a importante função de multiplicar a força e a velocidade do motor. Por ser uma peça fundamental para o carro, saber quando ela começa a apresentar defeitos é indispensável.

Marchas que não engatam com facilidade, ruídos e cheiro de óleo queimado são os principais indícios de que algo vai mal com as caixas de câmbio. É o que explica, Wanderson Gomes, chefe de oficina da Audi Center Vitória. “O cheiro de óleo queimado também pode estar ligado ao baixo nível de óleo no carro. Em média, a reparação na caixa de câmbio de automóveis automáticos podem sair de R$ 4 mil, podendo chegar até R$ 30 mil”, explica.

Caso o problema não seja reconhecido, ele pode causar sérios danos ao carro como patinagem. “Se a disfunção ocorrer, é preciso realizar uma revisão completa, já que esse tipo de defeito pode comprometer a segurança do condutor”, informa Gomes.  

Para identificar o câmbio com defeito

Nos veículos de câmbio automático, as principais sinais de que o câmbio não esteja funcionando corretamente é o vazamento de fluido. Caso seja percebido tardiamente, pode até comprometer as funções mecânicas do carro.

Fator que pode complicar

Um grande fator que implica no defeito do câmbio é o óleo de transmissão e seu tempo de rodagem e quilometragem. “Muitas pessoas acham que não há necessidade de trocá-lo, seja no câmbio manual ou no automático, a negligência quanto a isso gera um desgaste maior nas engrenagens e, com consequência, da embreagem”, detalha.

É muito importante substituir o óleo de transmissão e, em alguns veículos, o filtro de óleo da transmissão também deve ser substituído.