CIDADE

Câncer de colo de útero é tema de exposição no Cemas em Vila Velha

Para prevenir, é preciso realizar vacinação contra o HPV.

Em 30/05/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Divulgação - Semcom/PMVV

Para promover a saúde da mulher, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) realiza a exposição “A Mulher e o Câncer de Colo de Útero” no hall de entrada do Centro Municipal de Atenção Especializada (Cemas). Exibida desde o Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher (28), a exposição permanece até a próxima sexta-feira (31).

Com 20 painéis, a exibição informa sobre o câncer de colo de útero aos munícipes e a forma de tratamento da doença ao longo da história até os dias de hoje.

Câncer de colo de útero

Também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente de alguns tipos do vírus Papilomavírus Humano (HPV). Segundo o INCA, as causas desse tipo de câncer podem ser o início precoce de atividade sexual e múltiplos parceiros, tabagismo e uso prolongado de pílulas contraceptivas.

Para prevenir, é preciso realizar vacinação contra o HPV, previsto pelo calendário vacinal para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, além de utilizar preservativos nas relações sexuais, o que pode evitar também outros tipos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A realização do exame preventivo (Papanicolau) também é uma medida. Mulheres podem realizar o exame a partir dos 25 anos.

O câncer de colo de útero é uma doença de desenvolvimento lento, podendo não apresentar sintomas na fase inicial, mas é preciso atenção: sangramento vaginal intermitente, secreção vaginal anormal e dor abdominal podem ser indicativos. Na persistência dos sintomas, é preciso procurar a unidade de saúde mais próxima e agendar uma consulta.

LEIA TAMBÉM:

Luau no Praia Legal ocorre no próximo sábado (1), em Vila Velha

O cantor capixaba Roberto Lima dará o tom da noite no próximo sábado (01), quando será realizado o “Luau do Projeto Praia Legal”. Entre usuários e acompanhantes, a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social prevê a participação de 150 pessoas. O evento será realizado nas areias da Praia da Costa, na sede do Projeto, das 18h às 22 horas. 

Foto: Divulgação - Semcom/PMVV

O projeto fica localizado na Curva da Sereia, próximo ao antigo Clube Libanês. Na ocasião, estarão presentes a equipe do Projeto Praia Legal, assistentes sociais, a Gerente da Semas Sônia Mignone, a subsecretária Irizangela Teixeira, e a secretaria de Assistência Social, Ana Claudia Simões.

O objetivo do projeto é fazer a inclusão social das pessoas com deficiência, por meio da acessibilidade às praias. Vila Velha é o primeiro município do Estado a proporcionar o banho de mar, atividades de lazer e prática esportiva assistida.

MÊS DOS NAMORADOS. COMPRE PELO SITE

Imagem relacionada

O Praia Legal funciona durante todo o ano, das 8 às 16 horas, nas sextas, sábados e domingos. No Verão, o atendimento é diário, das 8 às 17 horas, visando a melhoria da qualidade de vida dos usuários e turistas, pelo melhor aproveitamento da luz solar, lazer e segurança ao entardecer. 

O projeto está situado no trecho da Praia da Costa conhecido como Curva da Sereia (próximo ao Clube Libanês), em razão da tipologia da área, caracterizada por uma formação rochosa que mantém o mar calmo e com poucas ondas, bem como pela extensão da faixa de areia que propicia atividades esportivas e de lazer. 

Serviço 

Luau Projeto Praia Legal
Data: Sábado (01)
Horário: 18h às 22h
Local: Projeto Praia