TEMAS GERAIS

Com a chegada do Dia dos Pais Procon orienta consumidores.

Dúvidas podem ser sanadas por meios dos telefones 3388-4139 e 3388-4137.

Em 05/08/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Às vezes traído pela pressa ou até mesmo por distração o consumidor acaba esquecendo de alguns cuidados necessários na hora da compra. Pensando nisto o Procon de Vila Velha dá algumas dicas.

Mesmo assim o consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma denúncia o órgão atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Rua Sete de Setembro, 95, por agendamento. Dúvidas podem ser sanadas por meios dos telefones 3388-4139 e 3388-4137.

Confira algumas dicas:

Forma de pagamento: Independentemente da forma de pagamento: dinheiro, cheque ou cartão de crédito, sem parcelamento, o valor da mercadoria é o mesmo. Nas lojas onde é aceito cheque, os lojistas não podem recusar cheques de contas recentes. As lojas, no entanto, não são obrigadas a receber cheques de terceiros, administrativos ou de outras praças.

Defeito/Vício: Após a compra, caso o produto apresente defeito, o consumidor deve encaminhar o produto à assistência técnica ou à loja (em caso de roupas, acessórios) e o fornecedor ou fabricante tem o prazo de até 30 dias para devolver ao consumidor um produto em perfeitas condições de uso. Do contrário, o consumidor ganha o direito à substituição do produto, ou restituição dos valores do mesmo.

Teste antes de comprar: Todos os produtos devem ser testados antes de sair do estabelecimento comercial. Exija um documento que declare que o produto não foi testado, se for o caso.

Regras de troca: Mesmo sendo uma prática comum no mercado, adotada pela grande maioria dos lojistas, não há obrigação de trocar produtos. Esta possibilidade é uma vantagem oferecida com prazos de trocas estabelecidos pelo próprio fornecedor. Por isso, pergunte sempre ao vendedor se há possibilidade e qual prazo de troca, pedindo por escrito a informação. Os produtos em promoção também seguem a política de troca estabelecida pelo fornecedor. Ou seja, a troca é opção do lojista, mas deve ser corretamente informada ao cliente.

Panfletos e promoções: Guarde os panfletos de ofertas dos estabelecimentos comerciais, pois as informações veiculadas em panfletos e cartazes de propagandas devem ser cumpridas pelo fornecedor. Ao comprar em promoção, solicite que as condições do produto e de troca, se houver, sejam especificadas na nota fiscal.

Compras pela internet: Os consumidores que escolherem fazer compras pela internet precisam redobrar a atenção e verificar sempre a idoneidade da loja. O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), endereço físico e canais de troca e atendimento devem estar visíveis no site. Também é necessário verificar se há cobrança de frete, existência de outras taxas e o prazo de entrega.

Ao efetuar a compra, o consumidor deve imprimir ou salvar em seu computador a página do site com os dados. As compras feitas pela internet permitem o direito de arrependimento, que é a desistência da aquisição no prazo de sete (07) dias a contar do recebimento do produto. O cancelamento deve ser solicitado por escrito.

Por Simone Diniz da Costa Flores/Semcom/PMVV