TEMAS GERAIS

Com apoio do Exército, ônibus voltam a circular na Grande Vitória.

O plano de circulação, segundo o sindicato, já valeria para este sábado (11)

Em 10/02/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Após quatro dias de paralisação os ônibus devem voltar a circular na Grande Vitória. O anúncio foi feito por meio de assessoria do Sindirodoviários, na tarde desta sexta-feira (10). Cerca de 500 militares do Exército irão atuar na segurança dos terminais, dentro dos coletivos e se necessário, nas garagens das empresas de ônibus. Há a intenção de que a retomada do transporte público ocorra ainda hoje, mas isso não foi definido. O plano de circulação, segundo o sindicato, já valeria para este sábado (11).

Representantes do Sindirodoviários, Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo (Sesp) e  Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb) estão reunidos nesta sexta-feira (10), no 38º Batalhão de Infantaria, em Vila Velha, para discutir demais ações de segurança para a volta do transporte público.

ESQUEMA DE SEGURANÇA

Os militares ficarão de prontidão nos 10 terminais da Região Metropolitana. Jacaraípe, Laranjeiras e Carapina, na Serra. Campo Grande, Jardim América e Itacibá, em Cariacica. Itaparica, Vila Velha, Ibes e São Torquato, em Vila Velha.

As linhas alimentadoras, que saem dos bairros irão contar com militares dentro dos coletivos. O sindicato irá avaliar a necessidade de cada local. 

Mais informações em instantes

ATUAÇÃO DE 500 MILITARES

Cerca de 500 militares do Exército vão reforçar a segurança na Grande Vitória exclusivamente para o retorno do transporte público nos próximos dias. A previsão é de que os militares fiquem de prontidão nos terminais do Transcol, dentro dos próprios coletivos e, se necessário, nas garagens das empresas de ônibus.

O anúncio foi feito nesta sexta-feira (10), após reunião entre o comandante Militar do Leste do Exército Brasileiro, General Walter Braga Netto, o responsável pelo controle operacional dos órgãos de segurança pública no Estado, general Adilson Carlos Katibe e os governadores em exercício e licenciado, César Colnago e Paulo Hartung.

Com o reforço, 3500 militares estarão nas ruas do Espírito Santo no combate à onda de violência que atinge o Estado desde o início da paralisação dos policiais militares.

Mais cedo, o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Edson Bastos, havia informado que a categoria não se sente segura para voltar ao trabalho. "Só se botar gente deles para operar nos ônibus. Não falaram nada comigo sobre segurança. Eu vou falar com o trabalhador que, enquanto não conhecer e ver que é seguro, não vamos rodar. O correto seria ter homens dentro do ônibus, não só nos terminais."

Na quinta-feira (09), o presidente do Sindicato dos Rodoviários de Guarapari foi assassinado em Vila Velha. Motoristas também foram ameaçados durante o trabalho.

Vitor Jubini - Gazeta Online