ESPORTE INTERNACIONAL

Com vômito e diarreia, atletas não competem no mundial

30 atletas de 5 delegações hospedados no mesmo hotel passaram mal.

Em 08/08/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Pelo menos 30 atletas da delegação de Botsuana, Alemanha, Canadá, Irlanda e Porto Rico adoeceram nos últimos dias em hotel de Londres, onde iriam disputar o Mundial de Atletismo.

Alguns foram colocados em quarentena efetiva, diz a agência Reuters, enquanto outros não puderam disputar suas provas. A agência Efe informa que entre eles está Isaac Makwala, de Botsuana, favorito para a final de 400 m desta terça-feira (8).

O Campeonato Mundial de Atletismo é um campeonato bienal, que este ano está ocorrendo em Londres entre os dias 4 e 13 de agosto.

O caso ainda está sob investigação. Organizadores da competição disseram na segunda-feira (7) que o mal-estar é resultado de uma gastroenterite. Ainda, autoridades de saúde pública afirmaram nesta terça-feira (8) que testes de laboratório confirmaram dois casos de norovírus entre cerca de 30 vítimas da enfermidade, informou a Reuters.

A gastroenterite é uma doença estomacal que provoca vômitos e diarreias -- e o norovírus, micro-organismo altamente resistente, pode ser uma das causas. A gastroenterite também está ligada à intoxicação alimentar.

O Comitê Organizador confirmou que médicos da equipe técnica tiveram que tratar de vários dos atletas, disse a Efe.

"Houve vários casos de gastroenterite relatados em um dos hotéis oficiais do campeonato mundiais. Estamos trabalhando com o Ministério da Saúde Pública para controlar e conter a situação", disse o Comitê Organizador em um comunicado.

Apesar de os atletas estarem hospedados no mesmo estabelecimento, o Tower Hotel, responsáveis dizem que as investigações realizadas em colaboração com os serviços de saúde e da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) mostram que o centro "não é a fonte da doença."

"Nós seguimos um rígido protocolo de higiene, garantindo que aqueles afetados não estejam em contato com outros hóspedes e todas as áreas públicas foram cuidadosamente higienizadas", disse à Reuters.

(Foto: Reuters)