NEGÓCIOS

Começa a 6ª edição das Semanas de Inovação Suécia-Brasil 2017

O objetivo do evento é promover a Suécia como um aliado de inovação e desenvolvimento.

Em 20/09/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

As Semanas de Inovação Suécia-Brasil fortalecem ainda mais a parceria estratégica entre os dois países, nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. O objetivo do evento é promover a Suécia como um aliado de inovação e desenvolvimento industrial de longo prazo para o Brasil.

A ideia é utilizar a parceria do projeto Gripen e multiplicar os mesmos conceitos para outros segmentos. Firmado em 2014, esse projeto consiste em uma relação estratégica industrial entre a Suécia e o Brasil, pelos próximos 25-30 anos. A 6ª edição das Semanas de Inovação Suécia-Brasil ocorre entre os dias 25 de setembro e 6 de outubro, envolvendo diferentes regiões no país. Os temas abordados durante a programação serão: aeronáutica, bioeconomia, cidades sustentáveis, florestas, mineração e digitalização. O objetivo destes temas será fomentar ideias que envolvam a temática central do evento "Plataformas para colaboração".

"Estamos orgulhosos dos resultados que obtivemos nas edições anteriores. A cada ano, a parceria entre a Suécia e o Brasil se fortalece e traz frutos significantes para a economia de ambos os países", diz o Embaixador da Suécia no Brasil, Per-Arne Hjelmborn. "A estratégia de aproximação apresentou grandes benefícios para o mercado no qual estamos focando", acrescenta Hjelmborn.

O programa das Semanas de Inovação contará com atividades que serão realizadas durante duas semanas e estarão incluídas palestras, workshops e painéis de discussão a respeito dos temas selecionados. As ações estarão distribuídas pelas cidades de Anapólis, Brasília, Curitiba, Manaus, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e São José dos Campos.

Nesta edição das Semanas de Inovação, o Ministro de Assuntos Rurais da Suécia, Sven-Erik Bucht, participará dos eventos de alto nível, acompanhado por autoridades suecas e brasileiras nos assuntos relacionados.

Cronograma:

  • Abertura oficial das Semanas de Inovação Suécia-Brasil, em Curitiba, com a presença do Ministro de Assuntos Rurais da Suécia, Sven-Erik Bucht
    • Seminário sobre Co-criação e indústrias em transição: modelos de colaboração;
    • Seminário sobre Propriedade Intelectual – São Paulo
      • Café da manhã com o Escritório Sueco de Patentes e Registro (PRV);
      • Visita da delegação Sueca a Anápolis – Goiás
      • Mesa redonda Digi-tech – São Paulo
      • Seminário sobre Igualdade de Gênero para Inovação: Intercâmbio de Experiências entre Suécia e Brasil – São Paulo

A programação também inclui o Study in Sweden Roadshow, com nove universidades suecas – Chalmers, Halmstad, Jönköping, KTH, Linköping, Linnaeus, Lund, Stockholm University e Umeå – que promovem a Suécia como destino acadêmico para brasileiros. Junto com o Roadshow, ocorre no dia 28 de setembro, a Feira de Carreiras da Swedcham, que reúne as empresas suecas no Brasil e as universidades do Roadshow em um grande evento para estudantes e jovens profissionais.

(Foto: Divulgação)