CIDADE

Comitê Integrado fiscaliza 64 comércios no plantão noturno

Equipes orientaram comerciantes sobre as regras de funcionamento durante a quarentena.

Em 28/03/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Elizabeth Nader/PMV

De quinta-feira (25) até sábado (27), o Comitê Integrado Contra a Covid-19 fez vistoria em 64 estabelecimentos no município de Vitória. As equipes das secretarias de Desenvolvimento da Cidade (SEDEC), Meio Ambiente (SEMMAM), Vigilância Sanitária, Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros orientaram comerciantes sobre as regras de funcionamento durante a quarentena.

No sábado, 26 estabelecimentos foram vistoriados em Jardim Camburi, sendo quatro praças. Desses, 11 estabelecimentos estavam fechados e cinco foram orientados e regularizaram o funcionamento (atuação em delivery). Nos demais não houve constatação de irregularidade.

Cinco ambulantes estavam em funcionamento e tiveram as atividades paralisadas. Nas praças Nilze Mendes, Sagrada Família, Coronel Leôncio Vieira Resende e no Atlântica Parque, não havia a presença de comércio ambulante.
Já na Rua da Lama, em Jardim da Penha, todos os estabelecimentos estavam fechados e sem a presença de ambulantes.

Fiscalização

Em cumprimento ao Decreto 4838-R, do Governo do Estado do Espírito Santo, a PMV publicou o Decreto Nº 19.149/2021, que dispõe sobre a adoção de medidas temporárias para o enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da Covid-19, no período entre 18 e 31 de março.
Entre outras medidas, estão suspensas as feiras comunitárias e de artesanato, a rua de lazer e o projeto Praia Acessível.

Conscientização

As equipes das secretarias que integram o Comitê percorrem as feiras livres, que podem funcionar de segunda a sábado seguindo uma série de normas, para orientar os feirantes e a população em geral sobre os cuidados a serem adotados para evitar a propagação do novo coronavírus. Há, ainda, a distribuição de máscaras e a disponibilização de álcool em gel nesses espaços.

A Prefeitura de Vitória tem fiscalizado e fechado espaços públicos, mantendo a fiscalização por toda a cidade. Outra ação já realizada é a interdição dos estacionamentos públicos ao longo da Av. Dante Michelini (sentido Jardim da Penha – Jardim Camburi) e das praias da Curva da Jurema e da Ilha do Boi.

Existe monitoramento e realização de visitas às instalações e equipamentos de lazer distribuídos pela cidade como quadras, campos de futebol e beach soccer, academias populares e núcleos de práticas esportivas.

O objetivo é verificar se esses locais não estão sendo indevidamente utilizados já que todos eles se encontram atualmente fechados, até o próximo dia 4 de abril. (Com informações da Secom/PMV)

TAGS:
AUXÍLIO   |   EMERGENCIAL   |   ECONOMIA   |  POLÍTICA   |   SAÚDE   |   EMPREGOS   | CIDADE   |   PANDEMIA   |   COVID-19