TEMAS GERAIS

Como evitar sofrimento de animais com fogos de artifício neste Réveillon.

O ideal é prevenir os problemas e propiciar um ambiente tranquilo.

Em 30/12/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O fim do ano chegou, com o clima festivo. Mas, os fogos de artifício, que fazem parte das comemorações na virada do ano, podem causar tremor, diarreia e outros sintomas em animais, por causa dos fortes estrondos.

Esse sofrimento é causado pelo medo dos animais e pode ser evitado com algumas técnicas indicadas por veterinários para tornar a noite da virada mais tranquila, tanto para o tutor como para o pet.

"Por terem uma audição mais aguçada, que pode ser potencializada em até 6 vezes em relação aos humanos, os cachorros costumam sofrer mais com os fortes barulhos causados pelas explosões, tendo reações como tremores, choros, tentativas de fuga e até mesmo maior irritabilidade", explicou a médica veterinária Renata Bessa, chefe do Setor de Controle Animal do Centro de Zoonoses da Prefeitura.

Fogos de artifício, grande número de visitas em casa e alimentos natalinos ameaçam o sossego e a saúde dos bichos de estimação. Para evitar transtornos para o bichinho de estimação durante os festejos de final de ano, o ideal é prevenir os problemas e propiciar um ambiente tranquilo e que transmita segurança para eles.

Fonte: SECOM-PMV