CIDADE

Compartilhamento de patinetes foi iniciado em Vila Velha

Sistema foi implantado oficialmente neste domingo (1º).

Em 01/09/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Fabricio Lima - Semcom/PMVV

O sistema de compartilhamento de patinetes elétricos foi implantado oficialmente neste domingo (1º) em Vila Velha, com a assinatura do decreto pelo prefeito Max Filho, para a implementação do serviço. Em uma manhã ensolarada, o ato ocorreu na Praia da Costa, diante de um público de aproximadamente 300 pessoas.

A empresa Grow, dos patinetes Yellow, inicia suas atividades após a publicação do decreto que regulamentou o uso do equipamento na cidade. O evento que marcou a operação de compartilhamento dos patinetes elétricos em Vila Velha também contou com a participação do vice-prefeito Jorge Carreta, de vereadores e de representantes da empresa autorizada a operar a modalidade no município.

“O sistema de compartilhamento de patinetes elétricos em Vila Velha é fruto da participação popular. Antes de autorizar mais esta possibilidade de mobilidade urbana, a Prefeitura de Vila Velha realizou uma consulta pública”, afirmou Max Filho, que anunciou o plano de expansão do sistema de compartilhamento de bicicletas, que atualmente conta com 20 estações localizadas em oito bairros.

“A concessão da operação da Tembici/Bike VV termina no dia 15 de dezembro. No próximo dia 16 de setembro publicaremos no Diário Oficial do Município de Vila Velha uma nova concorrência pública referente ao sistema de compartilhamento de bicicletas. Pretendemos expandir esta operação a outros bairros, com um maior número de estações e com mais bicicletas disponíveis à população”, acrescentou o prefeito.

“Vila Velha é um município moderno. A Prefeitura está atenta às novas modalidades de mobilidade urbana”, declarou Jorge Carreta (leia mais após a foto).

Foto: Fabricio Lima - Semcom/PMVV

O Decreto nº 236/2019 foi publicado no Diário Oficial no dia 19 de agosto e dispõe sobre a utilização e o compartilhamento de equipamentos ciclo elétricos no âmbito territorial do município.

“O município tem a melhor regulamentação para o uso de patinetes elétricos no Brasil. Tudo isso para que a população utilize o sistema de forma correta e, principalmente, com segurança”, ressaltou o secretário municipal de Administração, Rafael Gumiero.

Valores e aplicativo

A gerente de Relacionamento Institucional e Governamental da Grow Brasil, Fernanda Laranja, explicou como o usuário poderá utilizar os patinetes elétricos e ter acesso ao sistema:

“Iremos, inicialmente, trabalhar nas mesmas áreas do sistema de compartilhamento de bicicletas em Vila Velha. Os usuários poderão acessar o sistema por meio do aplicativo Yellow, via sistemas Androide e IOS. Por meio do aplicativo, o usuário pode desbloquear nossos equipamentos, via cartão de crédito ou através da compra de créditos. Nosso sistema não possui estações. Os clientes podem pegar e deixar os patinetes elétricos ao longo da cidade. O equipamento pode ser desbloqueado por R$ 3,00 (três reais) a um custo de R$ 0,50 (cinquenta centavos por minuto) de utilização, a partir do desbloqueio”.

As regras

Pela legislação, a velocidade máxima permitida para veículos ciclo elétricos é de 20 km/h. Eles poderão circular em vias cujo o limite de velocidade seja inferior a 40 km/h, na mão da via ao lado direito. Portanto, fica proibida a utilização nas calçadas e em vias arteriais, como: Avenida Hugo Musso, Avenida Luciano das Neves, Rodovia Darly Santos, Avenida Carlos Lindemberg e Avenida Champagnat (as duas últimas possuem ciclovias, onde o uso é permitido). 

Pelas regras, entre as obrigações que a operadora deverá cumprir, estão: promover campanhas educativas sobre o uso correto dos equipamentos; informar ao município mensalmente o número de acidentes registrados no sistema; operar o funcionamento da rede de estações de veículos ciclo elétricos, preferencialmente no horário de 24 horas; e o uso essencial de capacete para a utilização dos veículos ciclo elétricos, tendo responsabilidade compartilhada do usuário e empresa operadora. 

Somente poderão fazer uso dos veículos ciclo elétrico os maiores de 16 anos e com utilização de calçado firme ao pé. Não é permitido o transporte de animais e cargas; e nem a utilização do mesmo veículo ciclo elétrico por mais de um usuário. Além disso, a empresa permissionária e/ou autorizada deverá manter seguro de responsabilidade civil de usuários.

Já o usuário que descumprir as exigências será advertido e poderá ter seu cadastro junto a empresa operadora cancelado.

Foto: Fabricio Lima - Semcom/PMVV

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL