NEGÓCIOS

Comércio de Itacibá sente impacto da mudança no trânsito

A mudança, tornou em mão única, no sentido de quem vai para Cariacica Sede.

Em 03/10/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: ACI - Divulgação

A alteração no trânsito, ocorrida a partir do dia 04 de junho deste ano, teve impacto devastador no comércio de Itacibá, bairro de Cariacica, na região Metropolitana de Vitória. A mudança, chamada de Binário de Itacibá, tornou em mão única, no sentido de quem vai para Cariacica Sede um trecho da Rodovia José Sette, desviando tráfego de quem retorna a partir da Alameda da Frincasa, para dentro do bairro, passando pelas estreitas ruas São João e São Jorge, que não comportam a passagem de caminhões pesados.

O comércio de Itacibá sempre foi forte, com grande movimento, atraindo consumidores de vários bairros e agora sofre com o impacto causado pela abertura do binário. A falta de estacionamento, área de carga e descarga, falta de estrutura das ruas, aumento da velocidade, falta de redutores de velocidade e faixas de pedestres são alguns dos problemas enfrentados pelos comerciantes. O resultado foi a queda vertiginosa das vendas e o fechamento de muitos lojas.

Problema que se arrasta

Até a abertura do binário, o bairro enfrentou uma década de obras, que  aliada à crise econômica por que passa o país já representou um castigo duro para os comerciantes do bairro e quando se pensava que não tinha como piorar, veio a notícia da abertura do binário. Inicialmente pode-se pensar que seria positivo e enfim tudo passaria, mas para que a abertura trouxesse benefícios reais, adequações ao projeto seriam necessárias.

Foto: ACI - Divulgação

Foto: ACI - Divulgação

Segundo o presidente da Associação Comercial de Itacibá, Sérgio Willian Colodetti, essas adequações forma solicitadas em diversas reuniões com as autoridades municipais, com os responsáveis pela obra e até uma carta foi entregue, em mãos, ao Governador Renato Casagrande, com 14 solicitações. Ainda de acordo com Colodetti, das 14 solicitações apenas duas foram executadas e mesmo assim parcialmente.

“Temos todas as atas, com listas de presenças das reuniões e até gravações das reuniões, mesmo assim não nos atendem e prejudicam de forma grave o que já foi o segundo polo comercial de Cariacica”, completa Colodetti.

Assim, apesar dos esforços dos comerciantes e moradores, mostrando a falta de sensibilidade das autoridades e entes públicos, o binário foi aberto “na marra” e sem as tão pedidas adequações, que eram todas pertinentes e viáveis. Com a mudança, grandes caminhões passam agora pelas ruas estreitas, arrancando fios. Muitos motoristas mudaram a rota para não passar pelo bairro e quem pagou a conta por um projeto falho, inadequado e até mesmo irresponsável foi o comércio local, como ficou claro na pesquisa realizada com os comerciantes das duas ruas mais impactadas com o binário, onde mais de 90% dos comerciantes se disseram impactados negativamente pelo binário.

O resultado pode ser visto em uma simples volta por essas ruas, onde o que mais se vê são portas fechadas, revelando o quão grave foi a decisão de abrir o binário sem que as solicitações da Associação Comercial de Itacibá fossem atendidas.