NEGÓCIOS

Comércio e Serviços impulsionaram trabalho formal capixaba em 2018

Após três anos consecutivos de retração, ES acumulou saldo positivo em 2018.

Em 29/01/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Divulgação

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que depois de três anos consecutivos de retração o mercado de trabalho capixaba reverteu a tendência e registrou avanço em 2018. Impulsionado, principalmente, pelos setores de serviços, de comércio e de construção civil, o ano pode ter marcado o início de uma recuperação. O resultado acumulado de janeiro a dezembro foi de uma geração de 17.455 postos de trabalho formais em todo o Estado.

Oportunidade de Negócios. Seja um "Distribuidor Independente" da RACCO. Cadastre-se e receba informações: https://loja.racco.com.br/VIP/NEGOCIOEOPORTUNIDADE

Os números mostram que o pior período passou pois, mesmo dezembro tradicionalmente sendo um mês que registra mais demissões que admissões, o resultado negativo em 2018 foi o menor em 10 anos.

O comércio teve destaque como o único setor que gerou empregos no mês de dezembro, apresentando um saldo líquido positivo de 1.691 postos de trabalho formais. Com o resultado positivo alcançado no mês, o comércio capixaba acumulou a criação de 3.628 empregos em 2018. Já os serviços obtiveram saldo líquido negativo no mês de dezembro, porém foi o setor que mais criou empregos em 2018, somando de 8.965 postos.

Oportunidade de Negócios. Seja um "Distribuidor Independente" da RACCO. Cadastre-se e receba informações: https://loja.racco.com.br/VIP/NEGOCIOEOPORTUNIDADE

O presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, destaca que as expectativas são as melhores para 2019. “A mudança no ambiente político e econômico do país tem trazido de volta o otimismo dos empresários, o que irá incentivar a retomada de investimentos e contratações. Dessa forma, a partir do momento que a ‘roda’ do emprego voltar a girar com maior ritmo, a atividade econômica como um todo irá movimentar e assim sucessivamente”, conta.

Cabe ressaltar também que de 2015 a 2017 foram fechadas cerca de 85 mil vagas de trabalho com carteira assinada e 2018 representou uma quebra na trajetória negativa sendo, ainda, o melhor resultado anual desde 2013.

As vendas comércio, apesar de apresentarem muita volatilidade nos indicadores durante 2018, fecharão o ano com crescimento depois de três anos consecutivos de recuo. Já o setor de serviços embora não tenha apresentado números expressivos no mesmo ano, deverá registrar no período o melhor resultado dos últimos quatro anos.

Brasil

O Brasil encerrou 334.462 postos com carteira assinada em dezembro de 2018. Mesmo assim, o país acumulou um saldo líquido positivo de quase 530 mil postos de trabalho formais no ano. O número foi melhor que em 2017, quando fechou cerca de 20 mil empregos.

Nota Técnica

Os dados do Mercado de Trabalho Formal são disponibilizados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), órgão do Ministério da Economia (ME), para o Brasil e Unidades de Federação. A análise dos dados do Espírito Santo é realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.

As principais notícias do Espírito Santo, do Brasil e do Mundo, você encontra no Portal CCNEWS BRASIL