TEMAS GERAIS

Comércio ignora norma e abre no feriado na Grande Vitória.

Lei proibia lojas de shoppings e supermercados funcionarem no feriado.

Em 03/11/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Mesmo com a proibição de lojas de shoppings e supermercados funcionarem durante o feriado, muitos comércios não respeitaram a legislação e abriram as portas nesta quarta-feira (2), no Dia de Finados. Pelo menos seis redes supermercadistas operaram normalmente e várias lojas de shoppings da Grande vitória descumpriram o que manda a lei.

A Gazeta fez uma ronda na tarde desta quarta-feira pela capital e identificou empresas como OK Hipermercado, Walmart e Sam’s Club em funcionamento. Já no Shopping Vitória – que definiu a abertura dos estabelecimentos como facultativa, assim como outros shoppings do Estado –, dezenas de lojas estavam atendendo os consumidores normalmente.

O Sindicato dos Comerciários do Espírito Santo (Sindicomerciários-ES) fiscalizou e também encontrou diversos estabelecimentos em situação irregular. Segundo a entidade, pelo menos 171 empresas abriram seus negócios na Grande Vitória. “Redes como Makro, Carrefour, Atacadão, OK, Walmart, Tok Stok, e lojas nos shoppings Norte Sul, Vitória, Vila Velha, Boulevard, Praia da Costa, Moxuara, Mont Serrat e Mestre Álvaro funcionaram no feriado”, listou Jakson Andrade, presidente do sindicato.

De acordo com ele, além dos nomes e endereços , foram anotados quantos funcionários trabalhavam em cada estabelecimento. “A partir de amanhã (hoje), vamos sentar e definir quais procedimentos vamos adotar. Mas já podemos adiantar que vamos fazer um ofício para o Ministério do Trabalho com a lista das unidades que funcionaram e faremos ainda uma carta-convite aos representantes dessas lojas para que compareçam ao sindicato para conversarmos e negociar. Caso não haja acordo, elas podem ser multadas e ainda poderemos acionar a Justiça.”

Andrade explicou que a quantidade de lojas abertas representou cerca de 15% das 1.300 unidades, aproximadamente, dos centros comerciais da Região Metropolitana. “O não cumprimento foi principalmente entre as grandes redes e multinacionais que, em geral, tomam a decisão de abrir ou não fora do Espírito Santo. Apesar da fiscalização, Andrade esclareceu que o sindicato não “tem poder” para fechar a unidade.

Por isso, muitos estabelecimentos funcionaram até a noite de ontem. “Nosso papel é verificar quem está infringido o que determina a CLT. Mas não podemos fechar a loja de ninguém.”

O superintendente da Associação Capixaba de Supermercados (Acaps), Hélio Schneider, frisou que a orientação da entidade para as empresas é seguir a legislação. “Não podemos recomendar irregularidades. Se não tem acordo com o sindicato , o estabelecimento não pode abrir no feriado”.

A reportagem tentou entrar em contato com a Fecomércio e com empresas que funcionaram ontem, mas não teve sucesso nas ligações.

O não funcionamento das empresas pegou muita gente de surpresa. A servidora pública Mara Pinheiro foi uma delas.

Como trabalha e estuda durante a semana, ela aproveitou o dia de folga para ir ao shopping em busca de uma bolsa de praia, mas não teve sucesso. “Todas as lojas que vendem produtos de praia estavam fechadas. Foi tempo perdido”, reclamou.

Fonte: g1-ES