CIDADE

Comunidade vive sem água tratada encanada no ES

A comunidade de Boa Vista, em Cariacica, na Grande Vitória, sofre com a falta de água.

Em 08/01/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A comunidade de Boa Vista, em Cariacica, na Grande Vitória, sofre com a falta de água tratada desde que o bairro foi criado. Desde 2013, a TV Gazeta acompanha a situação dos moradores e também cobra providências da Cesan.

No local, há uma caixa d'água de 10 mil litros, que é abastecida duas vezes por semana pela Cesan pra atender toda a comunidade. Mesmo assim não é suficiente, porque existe vazamento na própria caixa.

O gerente operacional da Cesan, Luiz Cláudio Rodrigues, informou que as obras de implantação de redes de abastecimento de água em Boa Vista vão começar em 15 dias e têm previsão de conclusão de seis meses.

Os moradores relatam o desespero para conseguir água da caixa. “A população, assim que a água chega, imediatamente, já quer pegar o seu pouquinho para cozinhar, lavar a roupa, fazer algumas coisas”, falou a auxiliar de cozinha Diana Castelo.

Mesmo aqueles que vão correndo buscar a água que sai da torneira só conseguem água suja. “Tem um monte de mosquitinho, mas, mesmo assim, vou tentar levar”, disse a estudante Ivy Rodrigues, de 11 anos.

O bairro nunca teve água tratada e os moradores contam que, além da única caixa que abastece a comunidade, havia uma contribuição da prefeitura, que levava mil litros de água para cada casa, toda semana.

No entanto, o carro-pipa da prefeitura parou de passar há quase um mês. Em 2017, a Cesan prometeu que o bairro de Boa Vista teria água tratada, mas, até janeiro de 2018, nada mudou.

“Aqui está tudo seco, está parecendo o Ceará”, falou o mecânico Arildo Mazioli.

A cuidadora Rita de Cássia dos Santos disse que a Cesan chegou a ir ao local, fez cadastro dos moradores, mas nada foi feito.

“A Cesan esteve aqui, cadastrou os moradores todos da zona rural e fez a promessa de que recomeçariam as obras no prazo de três meses. Até hoje, não deram resposta nenhuma e não começaram as obras”, contou.

Quem tem poço em casa consegue viver com um pouco menos de dificuldade, como é o caso da dona de casa Cristiana Bastos. A água da casa dela sai de um terreno onde várias pessoas cavaram poços.

“Só tem água quem tem poço, porque, caso contrário, o pessoal está seco, está no deserto”, destacou.

Mesmo assim, ainda está longe de ser o ideal. A auxiliar de serviços gerais Laudite Souza carrega na bolsa, para beber, água que saiu do poço e, mesmo depois de passar pelo filtro, continou amarelada.

“Tem gosto de terra, porque cai barreira e dá gosto de terra. É a água que nós bebemos e é a água que nós ajudamos o próximo quando podemos”, declarou.

Cesan

O gerente operacional da Cesan, Luiz Cláudio Rodrigues, falou que já estão em fase avançada de implantação de rede de abastecimento no bairro.

"Em julho deste ano, nós estivemos na comunidade, fizemos todo o trabalho técnico-social e estávamos na fase de revisão dos projetos. Essa revisão foi concluída e a notícia boa para a comunidade é que nós vamos estar iniciando as obras nos próximos 15 dias. Estamos na fase de mobilização da contratada e aquisição dos materiais", explicou.

(Foto: Vinícius Gonçalves/ TV Gazeta)