NEGÓCIOS

Conab recebe empresários russos do setor de transportes.

A corporação tem interesse em concessões no setor.

Em 04/04/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) recebeu comitiva russa formada por diretores da empresa RZD Russian Railways. O encontro, ocorrido nesta quinta-feira (31), teve como objetivo discutir a perspectiva de utilização da Ferrovia Norte-Sul para transporte da produção agrícola nacional. A corporação tem interesse em concessões no setor.

A área de Gestão da Oferta da Companhia apresentou o panorama atual da produção e comercialização de grãos no país. De acordo com levantamento feito pela Conab, a estimativa é de que a produção de grãos da safra 2015/2016 chegue a 210,3 milhões de toneladas.

Atualmente, o transporte é feito por meio de rodovias, mas para o analista Paulo Morceli, a utilização da malha ferroviária geraria economia de tempo e custos, além de benefícios ao meio-ambiente. A possibilidade de escoamento dos itens pelo Porto de Belém por meio da ferrovia, por exemplo, otimizaria o percurso em até 1.200 quilômetros.

Diretores da RZD demonstraram entusiasmo com o cenário apresentado pela Companhia. A empresa russa tem interesse especialmente na concessão do trecho entre os municípios de Anápolis/GO e Barcarena/PA. O transporte ferroviário, neste caso, facilitaria, principalmente, a exportação de produtos como algodão, milho e soja, que têm como principal destino países da Ásia.

Fonte: CONAB