CULTURA

Concerto internacional no Teatro Sesi, em Vitória.

O quinteto austríaco Vienna Strings desembarca em Vitória este mês para duas apresentações.

Em 12/05/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O quinteto austríaco Vienna Strings desembarca em Vitória este mês para duas apresentações. A primeira, no dia 16, no Teatro do Sesi, será para o público em geral. A segunda, no dia 18, será em um evento fechado, em comemoração aos 25 anos do Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Espírito Santo (Sindiex).

“Uma data como os 25 anos de Sindiex merece um evento cultural internacional, por isso tivemos a iniciativa de trazer um quinteto da Áustria para o nosso evento e, claro, para a comunidade de Vitória, que terá a oportunidade de assistir ao concerto no Teatro do Sesi”, disse Marcilio Machado, presidente do Sindiex.

Segundo Marcilio, Viena respira música, cultura, economia, por isso o interesse por um grupo austríaco. “Fomos a reuniões no Consulado da Áustria e fechamos uma parceria para que o evento se tornasse realidade. Estamos muito felizes por compartilharmos essa experiência com a sociedade capixaba”, afirmou.

O Viena Strings foi fundado há mais de uma década como quarteto clássico de cordas. Mais tarde, recebeu um piano, passando a atuar como quinteto. No centro do seu repertório está a música clássica de Viena, a música de Johann Strauss e dos seus contemporâneos.

O quinteto atua regularmente em concertos e eventos em Viena e toda Áustria. Entre os lugares mais significativos da sua atuação estão Wiener Musikverein, o Wiener Konzerthaus, o Wiener Kursalon, a prefeitura de Viena e o castelo de Schönbrunn. Apresentações no exterior são feitas na Alemanha e na Suíça.

Na segunda-feira, dia 15, os músicos fazem um workshop no Sesi com alunos do projeto “Sesi – Música Clássica nas Escolas” e com professores e músicos da Camerata do Sesi.

Concertos

Data: 16/5, terça-feira

Horário: 20 horas

Local: Teatro do Sesi, Jardim da Penha

Ingressos: R$ 2 (inteira) e R$ 1 (meia)

Data: 18/05, quinta-feira

Local: Teatro Sesc/Glória, centro de Vitória

Horário: 19h30

Para convidados da solenidade de 25 anos do Sindiex

Seleção de Peças

1)    Wolfgang Amadeus Mozart: Eine Kleine Nachtmusik/ Pequena Serenata Noturna, 1º Movimento

2)    Wolfgang Amadeus Mozart: Rondo alla turca/ Turkish March ou Turkish Rondo

3)    Johannes Brahms: Dança Húngara nº 5

4)    Pavel Singer: Valsa do musical “A Bela Adormecida”

5)    Johann Strauss: On the Beautiful Blue Danube/ Lindo Danúbio Azul

6)    Johann Strauss: Radetzky March

7)    Heinrich Strecker: Drunt’ in der Lobau

8)    Johann Strauss: Thunder and Lightning/ O Trovão e Relâmpago

9)    Robert Stolz: Tu serás o Imperador de minha alma

Currículo dos músicos

Rainer Sulzgruber - Violino 1

Graduou-se no Mozarteum em Salzburgo e na Universidade de Música de Viena. Desde 2009 é mestre da Orquestra Franz-Lehár e, desde 2015, é mestre e condutor da Orquestra de Baile de Streubl.

Fez várias viagens ao Japão como mestre da Orquestra Sinfônica Mozartiade da Ópera Operetta Classical Viena Series, apresentando, entre outras obras, La Traviata, Dom Giovani, La Bohéme e Tosca.

É fundador e violinista do trio de piano "Mille Suoni", que produziu várias gravações para a televisão austríaca ORF.

Johanna Sulgruber - Violino 2

Graduou-se no Mozarteum em Salzburgo e na Universidade de Música de Viena. Ganhou experiência de orquestra no Jeunesse de Viena (2007-2011). Foi mestre na orquestra do conservatório de J.Haydn, em Eisenstadt, de 2009 a 2011, e mestre de Música de Catedral em Wiener Neustadt. Desde 2009, é membro permanente da Orquestra Franz Lehár e do conjunto de música de câmara com mesmo nome. Atua também na orquestra do teatro de Baden, na Ambassade Orquestra Vienna e em outras orquestras femininas e de baile. Participou de apresentações de opereta e ópera no Japão, China e Emirados Árabes.

Roland Spindler – Viola

Graduou-se em viola e fez pós-graduação em gerenciamento de cultura na Universidade de Música de Viena. Membro e gerente da orquestra de Salão de Alt-Wien. Além da sua atuação como violista, é responsável pela organização de aproximadamente 500 concertos por ano em Viena e de tours pelo Japão e China. É membro do Kuppelwieser Quartett e do European Handel Soloists. Atuou como docente em cursos de mestrado na Áustria, no Brasil, na Argentina, na Venezuela e no Kuwait.

Wolfgang Ender – Violoncelo

Graduou-se nas Universidades de Música de Viena e de Graz. Desde 1991 é membro da Orquestra Sinfônica de Vorarlberg. Gerencia um curso de Violoncelo na Escola de Música Johann Sebastian Bach (JSBM) e na Freie Musikschule, ambas em Viena. Desde 2006 dirige a Orquestra da Juventude do JSBM, que ganhou o primeiro prêmio no Festival internacional da Juventude em Neerpelt, na Bélgica. Em 2015, fundou o Gasometer Music City Oruestra (GMCO) & Dance/Wien, formado pela orquestra do JSBM Classic, Band von Jam Music Lab e a POP Akademie, com dançarinos do Performing Center Áustria. É docente em cursos de mestrado em Montevideo - Uruguai, Utonomia - Japão e no Austria Music Week 2015, em Jakarta - Indonésia.

Pavel Singer – Piano

Graduou-se em piano e composição no Conservatório Tschaikowski, em Moscou, e na Universidade de Música de Viena. Desde 1992 trabalha no Teatro Municipal Baden como pianista, compositor e mestre. Fez tours como solista e membro de vários conjuntos que o levaram ao Japão, Estados Unidos, Suécia, Holanda, Alemanha e Singapura. Possui muitas composições na área de Música Sinfônica (Concerto para Violino, Concerto Grosso para Piano, Violino e Orquestra Sinfônica), música de câmara e obras de palco (Ópera da Linda Wassilissa e 13 musicais de contos de fadas como "A Bela Adormecida"). Suas obras foram apresentadas, dentre outros, pela Orquestra Filarmônica de Moscou, a Wiener Volksoper e o Teatro Municipal de Baden.