CULTURA

Concurso fotográfico quer mostrar belezas naturais do Brasil.

A iniciativa tem como intuito incentivar o compartilhamento de registros fotográficos.

Em 15/06/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Fotógrafos amadores ou profissionais amantes da natureza têm até 26 de junho para se inscreverem na 5ª Edição do Concurso Fotográfico WikiParques. A iniciativa tem como intuito incentivar o compartilhamento de registros feitos em visitas a parques e áreas protegidas no território nacional.

O concurso possui duas categorias: Escolha do Júri (composto por representantes do WikiParques, do site de jornalismo ambiental ((o))eco e fotógrafos convidados) e Escolha Popular (seleção feita por todos que acessarem o site e ajudarem a escolher a melhor imagem). Na edição 2015 do concurso mais de mil imagens, registradas em 151 Unidades e Conservação, competiram pelos votos. 

As inscrições podem ser realizadas até 26 de junho e no site (www.wikiparques.org). Os interessados devem abrir uma conta na página e cadastrar as fotos. Todas as imagens enviadas para o concurso serão incorporadas ao acervo do WikiParques.

O vencedor de cada categoria receberá como prêmio um exemplar do livro “Parque Nacional da Tijuca - Uma Floresta Na Metrópole” e um exemplar do “Guia do Observador de Aves: Reserva Natural Salto Morato”. Além disso, terão suas fotos divulgadas com destaque no blog e nas mídias sociais do site.

 “O Brasil tem a maior biodiversidade do planeta, que corresponde a 20% do número total de espécies da Terra. É importante incentivar o interesse das pessoas em conhecer e conservar essa riqueza biológica”, afirma Malu Nunes, diretora executiva da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, instituição criadora do Wikiparques, em parceria com o ((o))eco.

Sobre o WikiParques

Criado em 2014 a partir da mesma tecnologia utilizada pela conhecida Wikipédia, o site disponibiliza informações gratuitas sobre os parques nacionais e outras áreas protegidas do país: principais atrações, contatos, mapas de acesso, histórico, além de informações sobre a biodiversidade protegida no local.

Todas as informações podem ser editadas e complementadas por qualquer internauta e compartilhadas nas principais redes sociais. Também é possível adicionar novas unidades de conservação à plataforma (com a inclusão de verbetes – descrições – e fotos), como parques estaduais, Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), estações ecológicas, monumentos naturais entre outras. Os usuários também podem debater nos fóruns da plataforma, compartilhando experiências e informações sobre as áreas naturais brasileiras.

O WikiParques possui 338 verbetes cadastrados, cerca de 1.300 usuários e, em 2016, teve mais de 171 mil visualizações. Os locais mais buscados este ano são: Parque Nacional da Serra da Capivara (PI), Parque Nacional do Itatiaia (SP)_e Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA).

Sobre a Fundação Grupo Boticário

A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover e realizar ações de conservação da natureza. Criada em 1990 por iniciativa do fundador de O Boticário, Miguel Krigsner, a atuação da Fundação Grupo Boticário é nacional e suas ações incluem proteção de áreas naturais, apoio a projetos de outras instituições e disseminação de conhecimento. Desde a sua criação, a Fundação Grupo Boticário já apoiou 1.457 projetos de 488 instituições em todo o Brasil. A instituição mantém duas reservas naturais, a Reserva Natural Salto Morato, na Mata Atlântica; e a Reserva Natural Serra do Tombador, no Cerrado, os dois biomas mais ameaçados do país.  Outra iniciativa é um projeto pioneiro de pagamento por serviços ambientais em regiões de manancial, o Oásis. Na internet: www.fundacaogrupoboticario.org.brwww.twitter.com/fund_boticario e www.facebook.com/fundacaogrupoboticario.

Por Ana Paula Scorsin/PG1 Comunicacao