TEMAS GERAIS

Conheça os cenários da mais bela maratona do mundo

Veja alguns pontos turísticos da Cidade Maravilhosa que fazem parte do percurso.

Em 24/04/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Que o Rio de Janeiro é uma das cidades mais lindas do mundo, não há dúvidas. Imagina então poder conhecer a Cidade Maravilhosa de uma maneira diferente, ou seja, correndo! Os milhares de inscritos na Maratona do Rio 2018 vão poder fazer um verdadeiro tour daqui a exatos 42 dias, ou melhor, 3 de junho. Do Recreio dos Bandeirantes, local da largada dos 42km, à chegada no Aterro do Flamengo, o percurso contínuo, um dos poucos que não é feito em circuito, percorre a orla carioca, passando por bairros famosos, cheios de belezas naturais e tudo o mais que só o Rio tem para oferecer.

E se você não conseguiu se inscrever na Maratona do Rio, terá uma nova oportunidade nesta terça-feira, a partir de 12h. A organização disponibilizou novas vagas, que se esgotaram em tempo recorde este ano, para todas as distâncias: 6km, 10km, 21km ou 42km. Para se inscrever, clique aqui.

Confira então os principais pontos turísticos da Maratona do Rio 2018 que, neste ano passa a ser uma prova pura, separada das demais distâncias, com um percurso exclusivo e largada antecipada (7h da manhã):

Praia da macumba

Com um o visual deslumbrante, a Macumba é o paraíso dos surfistas.

Praça do Pontal

A praça marca o início da Praia do Pontal e é famosa por ser citada na música “Do Leme ao Pontal”, um clássico do saudoso Tim Maia.

Praia da Reserva

Uma das mais belas praias do Rio de Janeiro. Como não há edificações na orla, o visitante se sente ainda mais integrado à natureza em uma das remotas áreas de reserva ecológica.

Praia do Pepê (Barra da Tijuca)

A Praia do Pepê, que fica em um trecho da Praia da Barra, é o point dos praticantes do kitesurf. As coloridas pipas dos surfistas balançam ao vento e deixam o local ainda mais bonito. Os amantes do futevôlei e a galera dos corpos sarados também marcam presença no local.

São Conrado

Depois de se encantar com o visual do Elevado do Joá, você vai dar de cara com a Praia de São Conrado, que serve de pista de pouso para quem desce a Pedra Bonita num voo livre de asa delta e parapente. Essa prova é uma das únicas que dá a chance dos cariocas passarem (a pé) pela construção que fica suspensa no mar e liga a Zona Sul à Barra da Tijuca.

Rocinha e Niemeyer

A maior favela da América Latina, que fica entre os bairros São Conrado e Gávea, é um dos locais que podem ser vistos pelo percurso da Maratona do Rio. Já a subida da Niemeyer, uma das partes mais desafiadores do percurso, proporciona uma vista única.

Leblon

Sem dúvida, um dos pontos mais charmosos do Rio para corredores e público. Conhecer as ruas do bairro que ficou nacionalmente conhecido pelas telenovelas é também um excelente programa para o turista que visita a cidade.

Ipanema

Ipanema é um ícone do Rio de Janeiro. O bairro reúne lojas de grifes famosas, restaurantes, bares, além dos tradicionais botecos cariocas. Ipanema também é uma referência da cultura e do estilo de vida do carioca. Lá você encontra moda, estilo, esportes, etc. A praia então, nem se fala. É lá que fica o famoso Posto 9. Não podemos esquecer também das inúmeras inspirações musicais que Ipanema gerou para os músicos e compositores da MPB. E quem é apaixonado por corrida deve saber que a orla de Ipanema é um dos lugares mais procurados para treinar.

Copacabana

Cartão-postal do Rio, Copacabana é um dos bairros mais clássicos da cidade e tem a praia com o calçadão mais famoso do mundo. Não deixe de tirar uma foto com a estátua de Carlos Drummond de Andrade, que fica repousada num banco em frente ao mar.

Botafogo

Da Praia de Botafogo você consegue ver os dois principais cartões-postais do Rio: o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar. No bairro você também encontra shoppings, bares e restaurantes. O local é um dos pontos altos do percurso da Maratona do Rio.

Flamengo

Se o assunto é beleza natural, o bairro do Flamengo não pode ficar fora. O Parque de mesmo nome é, para muitos, um dos locais mais belos da cidade, onde o verde se mistura com a praia e o asfalto. O local é um dos preferidos dos apaixonados pelo esporte e reúne uma série de provas durante todo o ano. É lá que os atletas vão comemorar quando cruzam a linha de chegada da Maratona do Rio.