CULTURA

Conheça alguns destinos para curtir festas juninas pelo país.

Os índios celebravam a colheita da mandioca e do milho nessa mesma época do ano.

Em 06/06/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Junho de 2016 – Está aberta a temporada de festas juninas, celebração que nasceu na Europa e chegou ao Brasil trazida pelos portugueses, onde encontrou um terreno fértil para continuar crescendo. Os índios tinham o costume de celebrar a colheita da mandioca e do milho nessa mesma época do ano.

Foi o casamento perfeito: desde então esses ingredientes nunca mais saíram do cardápio obrigatório das festas juninas nacionais, que alcançam sua máxima força no nordeste do país. O Guichê Virtual, startup líder na venda de passagens de ônibus no Brasil, listou opções para quem tem interesse em conhecer algumas das mais tradicionais festanças.

1 – São João de Campina Grande (PB)
Período: de 3 de junho a 3 de julho
A festa: Conhecido como o maior São João do planeta, atrai anualmente 3 milhões de pessoas durante os trinta dias de duração. Para este ano, mais de 200 atrações se apresentarão pelos 43 mil m² preparados para a festa, entre elas Elba Ramalho (23/6) e Aviões do Forró (3/7). O desfile de jegues é uma das muitas atrações curiosas do evento.

2 – São João de Caruaru (PE)
Período: de 4 a 29 de junho
A festa: A cidade pernambucana de Caruaru – apelidada de capital mundial do forró – disputa com Campina Grande o protagonismo do São João. A cidade traz neste ano mais de 400 shows divididos em 5 polos. Wesley Safadão (25/6) e Gusttavo Lima (28/6) são os mais procurados.

3 – Forró Caju (Aracaju – SE)
Período: de 18 a 29 de junho
A festa: 1 milhão de pessoas devem visitar Aracaju até o final do mês por conta do tradicional Forró Caju, festa que desde 2001 se transformou em um megaevento nacional, com praça de alimentação, camarote e uma overdose de atrações de forró para todos os gostos. Na divulgação, a Prefeitura da cidade investe na imagem de ‘capital nordestina da qualidade de vida’ para atrair turistas.

4 – São João do Recife (PE)
Período: 16 a 30 de junho
A festa: O chamado ciclo junino da capital pernambucana dura 15 dias e reúne uma extensa programação artística, da qual se destaca o concurso de quadrilhas (de 17 a 22/6). Neste ano, a festa homenageará dois ícones da música nordestina: o poeta e cantor cearense Santanna e a Dona Glorinha do Coco, que lançou seu primeiro disco aos 81 anos de idade e com ele foi finalista do Prêmio da Música Brasileira, no ano passado.

5 – Bumba Meu Boi (São Luís – MA)
Período: 13 a 30 de junho
A festa: A maior festa do Maranhão começa no Dia de Santo Antônio e acaba no dia de São Marçal. Caracterizada pela grande influência do folclore local, marcada por cores e ritmos vibrantes, a lenda do Bumba Meu Boi é encenada durante a festa. Nela, um escravo mata o ‘boi mais bonito’ do senhor de engenho para satisfazer sua mulher, que estava grávida e com desejo de comer língua de boi. Para não sofrer as torturas do patrão, o escravo convoca um curandeiro para ressuscitar o animal, quando acontece o ápice do espetáculo.

No site do Guichê Virtual, você encontra passagens para todos esses destinos. Os preços variam de R$ 350 a R$ 650.

Sobre o Guichê Virtual

A plataforma do Guichê Virtual permite que as pessoas comprem passagens de ônibus de diversas empresas para todo o Brasil. A startup foi fundada pelos empreendedores Thiago Carvalho, Rodrigo Barbosa e Halyson Valadão, trio de engenheiros do Instituto Tecnológico Aeronáutico (ITA), em São José dos Campos (SP).A empresa entrou em operação no início de 2013 com capital próprio dos sócios. Em 2016 recebeu sua primeira rodada de investimentos, liderada pela gestora de capitais Kaszek Ventures - fundo liderado por Hernan Kazah e Nicolas Szekasy, co-fundador e ex-CFO do Mercado Livre, respectivamente. Neste ano, a Guichê Virtual pretende consolidar sua liderança de mercado e superar a marca de 2 milhões de passagens vendidas.

Por SevenPR