CIDADE

Construção da Unidade de Saúde do Divino Espírito Santo

Prefeito de Vila Velha, Max Filho, lançou a pedra fundamental da nova US.

Em 20/06/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Felix Falcão/PMVV

Mais saúde para população de Vila Velha. Na manhã dessa sexta-feira (19), o prefeito da cidade, Max Filho, lançou a Pedra Fundamental da Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) de Divino Espírito Santo, que já tem a fase inicial da obra estrutural avançada. A unidade terá capacidade para atender cerca de 83 mil pessoas por ano e contará com quatro equipes de Atenção Primária, cada uma composta por médicos e enfermeiros.

“Vamos erguer essa obra sobre a rocha. A primeira laje já está feita e agora as colunas serão erguidas e a obra vai subir”, comentou Max, durante a cerimônia, na qual foram respeitadas todas as orientações das autoridades sanitárias.

Max ainda listou: “São sete Unidades de Saúde e dessas, quatro desse padrão e formato: Vila Batista inaugurada, Divino Espírito Santo, Ataíde e São Torquato. A UPA de Riviera e ainda, no centro da cidade, o Centro de Referência de Atenção à Saúde do Idoso. Retomamos também uma parceria importante com o Governo do Estado do Espirito Santo em Jabaeté, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Infanto-Juvenil".

O vice-prefeito da cidade, Jorge Careta, enalteceu a importância da obra e reforçou o compromisso com o morador de Vila Velha. "O munícipe vai receber uma obra estruturada, uma obra para toda vida", complementou.

Horário estendido

"Uma Unidade que irá atender toda região do entorno, mais de 80 mil pessoas e irá desafogar o atendimento nas demais unidades. Iremos trabalhar com quatro equipes para melhor atender a população, funcionando de segunda a sexta, em horário estendido, de 7 às 19 horas. Estamos ansiosos para mais essa entrega ainda neste ano", disse o secretário municipal de Saúde, Jarbas Ribeiro.

Orçada em R$ 3,7 milhões, a obra da unidade, de Porte 4, será erguida numa área de 854 m² para atender uma população estimada em mais de 83 mil moradores de oito bairros da Região 1 de Vila Velha: Divino Espírito Santo, Centro, Prainha, Praia da Costa, Cristóvão Colombo, Boa Vista I, Boa Vista II e Itapuã, desafogando o atendimento das unidades de Coqueiral de Itaparica e Jaburuna.

"Uma etapa importantíssima da obra, a base/fundação. É um projeto bem desenvolvido para permitir o funcionando da unidade mesmo em períodos críticos de chuva", ressaltou o secretário municipal de Obras, Luiz Otávio Carvalho.

Estrutura da UAPS :

- 7 consultórios médicos, sendo 3 com banheiro para ginecologia;
- Sala de repouso de curta duração;
- Sala de Serviço Social;
- Sala de medicação/inalação coletiva para 4 pacientes concomitantes;
- Sala de farmácia com almoxarifado e dispensação;
- Consultório de enfermagem;
- Sala de raio X odontológico;
- Sala de administração;
- Gerência;
- Auditório;
- Copa;
- 3 sanitários PNE e um para pacientes ostomizados;
- Vestiário masculino e feminino;
- Sala de esterilização e expurgo;
- Sala de curativos;
- Sala de coleta;
- Sala de reuniões;
- Sala de imunização com ante-sala;
- Área de recepção e atendimento;
- Sala de arquivo;
- Escovário adulto e infantil;
- Consultório odontológico com 8 cadeiras odontológicas;
- Recepção Geral;
- Guarda de Prontuários;
- Espera Geral;
- Registro e Atendimento de Pacientes;
- Depósito de Material de Limpeza
- Área Técnicas de Setor e Compressores;
- Área Técnica do setor de tecnologia;
- Circulação da Administração;
- Depósitos para guarda Temporária de Resíduos, Comum, Infectante e Químico e para a Lavagem de Contentores;
- Área construída: 854,04m2.  (Com informações da Prefeitura de Vila Velha)