TEMAS GERAIS

Contagem regressiva para 21ª edição dos Passos de Anchieta

O trajeto é composto por belas paisagens e forte valor histórico.

Em 21/05/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Falta menos de um mês para a 21ª edição da caminhada mais conhecida da América Latina: Os Passos de Anchieta. Nos dias 31 de maio a 03 de junho cerca de três mil andarilhos irão conhecer e viver a experiência de São José de Anchieta, em uma trajetória de aproximadamente 100 km entre Vitória e Anchieta.

O roteiro, organizado pela Abapa (Associação Brasileira dos Passos de Anchieta), é dividido em quatro dias de caminhada e reúne desde aspectos ecológicos e históricos a monumentos religiosos e culturais do Estado, sempre rodeados por lindas paisagens. Os amantes da natureza e interessados em conhecer um pouco mais sobre a terra capixaba não devem ficar de fora.

O percurso é realizado nos seguintes trechos: o primeiro dia, dia 31 de maio, entre a Catedral de Vitória e Barra do Jucu, em Vila Velha, onde são percorridos cerca de 25 km.  O segundo dia, compreende o trecho da Barra do Jucu até Setiba, totalizando 28 km. O terceiro trecho são percorridos 24 km entre Setiba e Meaípe. E finalmente, no dia 03 de junho, os 23 km finais abrangem Meaípe até Anchieta, no Santuário Nacional do município. 

Além de turistas de todo o Brasil, a caminhada atrai cada vez mais adeptos de todo o mundo. A união de fé, tranquilidade e autoconhecimento, ao litoral capixaba, proporcionará aos participantes boas histórias e experiências. Para participar, os interessados devem acessar o site www.abapa.org.br e preencher uma ficha de inscrição e enviá-la digitalizada juntamente com o comprovante de pagamento para o e-mail: ospassosdeanchieta@gmail.com

Depois de enviar a ficha de inscrição do e-mail acima, aguardar a confirmação pelo e-mail acima em até sete dias. E por último, basta retirar a Credencial do Andarilho e pulseira de identificação no primeiro dia de caminhada na Catedral Metropolitana de Vitória.

Dicas

  • Realizar aquecimento muscular antes de iniciar o percurso e um alongamento de 10 minutos ao final para prevenir câimbras e dores musculares;
  • Usar protetor solar e boné, mesmo com pouco sol;
  • Usar calçados apropriados. Se usar sandálias papetes (tipo franciscana), o ideal é usá-las com meias;
  • Evitar alimentos pesados e álcool, dando preferência a frutas e bastante líquidos;
  • Ter uma boa noite de sono e usar roupas leves.

Foto: Assessoria de Comunicação/Setur