TEMAS GERAIS

Contagem regressiva para a caminhada "Passos de Anchieta".

Este ano a novidade fica por conta de uma passarela no trecho mais difícil do roteiro.

Em 20/05/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O feriado de Corpus Christi está chegando e com ele a caminhada mais tradicional e famosa do Espírito Santo: Os Passos de Anchieta, que acontece de 26 a 29 de maio.

Em sua 19º edição o roteiro cristão ganhou uma novidade. O trecho considerado de maior dificuldade para os andarilhos pelo grande número de pedras, entre a praia dos Adventistas a praia da Aldeia, em Guarapari, ganhou uma passarela, construída pela Associação de Moradores do Condomínio Aldeia.

Segundo o presidente da Abapa (Associação Brasileira dos Amigos dos Passos de Anchieta), Carlos Magno Queiroz (Lilico), a passarela foi um importante avanço, já que vai dar maior mobilidade aos andarilhos e facilitar o percurso.

A CAMINHADA

No dia 26 de maio, quinta-feira, a partir das 7 horas da manhã os andarilhos se concentram em frente à Catedral de Vitória, onde será celebrada uma missa, o aquecimento físico e partida dos andarilhos. O dia termina na Barra do Jucu, em Vila Velha, em um percurso de 25 km.

Já na sexta, o trajeto será de 28 km, entre a Barra do Jucu e Setiba, em Guarapari. No dia seguinte, os andarilhos enfrentam 24 km entre Setiba e Meaipe, ainda em Guarapari.

O trecho final perfaz 23 km e segue de Meaípe até a igreja Matriz de Anchieta. Os quase 100 km de caminhada, percorridos a pé ou de bicicleta, revivem o mesmo trajeto feito por São José de Anchieta, em seus últimos anos de vida.

Segundo o Lilico, a expectativa é que 3000 pessoas participem durante os quatro dias de caminhadas. “Virão turistas de norte a sul do Brasil. Outros dois participantes norte americanos que já confirmaram presença”, contou.

A caminhada coletiva proporcionará aos participantes momentos de fé e reflexão, e ainda revelará os encantos naturais do território capixaba repletos de belas paisagens e símbolos históricos.  Durante todo o trajeto, os andarilhos contam com carros de apoio da organização e UTI móvel com médicos e paramédicos, que ficam à disposição dos participantes, e pontos de apoio, chamados de “oásis”, onde recebem água, frutas e atendimentos para bolhas, câimbras e torções adquiridas ao longo do percurso.

Percurso diário dos Passos de Anchieta:

Durante a caminhada coletiva oficial, o percurso é realizado em quatro dias, dividido nos seguintes trechos:

1º dia: entre Vitória e Barra do Jucu, em Vila Velha, são percorridos em média 25 km.

2º dia: entre Barra do Jucu até Setiba, em Guarapari, perfaz 28 km.

3º dia: entre Setiba e Meaípe, são percorridos 24 quilômetros ainda em Guarapari.

4º dia: entre Meaípe até Anchieta, na Igreja Matriz do município finalmente os 23 km finais abrangem.

Inscrições

Os interessados em participar podem se inscrever por meio do site abapa.org.br ou no dia do evento, em qualquer estande itinerante localizado nos pontos de chegada de cada percurso.  As inscrições estão no valor de R$ 60.

Ao fazer a inscrição, o andarilho recebe um kit com um manual, uma credencial, que deve ser carimbada em pontos estratégicos do caminho, informações a respeito do percurso, apoio no caminho e um certificado de realização do percurso.

Serviço

“Os Passos de Anchieta”

Data: De 26 maio a 29 de junho

Percurso: de Vitória a Anchieta.

Trecho: 100 km

Informações: 3244-2323 / 9 9706-7001

www.abapa.org.br

Fonte: Iá! Comunicação