CIDADE

Controle de Zoonoses age para bloquear vírus da raiva em Vila Velha

A ação de bloqueio preventivo contra o vírus Será em Ilha das Flores e partes de Paul.

Em 14/01/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação - Semcom/PMVV

Equipes da Unidade de Vigilância de Zoonoses e da Vigilância Ambiental da Prefeitura de Vila Velha realizam, nesta terça-feira (15), das 7 às 13 horas, uma ação de bloqueio preventivo contra o vírus da raiva no bairro Ilha das Flores e em partes de Paul.

A Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha (Semsa) fará a vacinação domiciliar de cães e de gatos no sistema porta a porta, como resposta à confirmação da presença do vírus da doença em um morcego recolhido no fim da semana passada nos locais que serão trabalhados.

De acordo com o plano de ação, o bloqueio preventivo ocorrerá em um raio de 500 metros a partir do local onde o morcego foi recolhido, com vacinação domiciliar de cães e gatos na região. Numa estimativa de vacinar 700 animais, será mobilizada equipe com 12 duplas de vacinadores.

Nesta ocasião serão vacinados cães e gatos a partir de três meses de idade, mesmo que tenham sido vacinados na última campanha de vacinação antirrábica realizada em 2018.

Não serão vacinados animais doentes e cadelas prenhas. A população também será orientada sobre os riscos da doença, as medidas de prevenção de acidentes,  e o controle de morcegos no ambiente doméstico.

"Apelamos aos moradores dos bairros onde será realizada a ação que colaborem com o trabalho, facilitando a atuação de nossos agentes em suas residências", assinalou a coordenadora da Unidade de Zoonoses, Wanessa Andrade Pachito.

Serviço:

Vacinação de bloqueio contra Raiva 
Data: 15/01/2019
Local: Ilha das Flores e em partes do bairro Paul
Horário: das 7 às 13 horas