CULTURA

Convento da Penha é retratado em exposição de pinturas

Uma exposição para apreciar as belezas de Vila Velha.

Em 10/11/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Uma exposição para apreciar as belezas de Vila Velha.  Na noite desta quinta-feira (09), o Boulevard Shopping recebeu a exposição “SUBLIMESSÊNCIA, um olhar sobre o Convento”, da artista Delaí Campos.  

Nesta mostra, a que intitulou SUBLIMESSÊNCIA, lançando mão de um neologismo das palavras “sublime” e “essência”, a artista representa o âmago, a alma, a essência do Convento da Penha, que com sua elevada localização, é a obra humana mais importante do Estado. “É o sublime encontro do céu com o homem e a terra, está com suas matas, pedras e águas, encontro que irradia bênçãos aos habitantes de Vila Velha e da Capital”, disse.

Delaí Campos nasceu na cidade de São Paulo, onde deu início à suas atividades artísticas há mais de 30 anos. Escolheu Vila Velha para morar, onde encantou-se com a beleza singular do Convento da Penha, e não se cansou de retratá-lo.

As obras, todas em acrílico sobre telas, retratam os Pórticos do Convento, o frei Pedro Palácios, ajoelhado em frente à imagem de Nossa Senhora das Alegrias ao lado da gruta que serviu de moradia durante 6 anos, Portal dos Guardiões, Capela de São Francisco de 1561, Portal da Gruta, subida do Convento dentre outras.    

De acordo com o subsecretario de Cultura, Eliomar Carlos Mazoco, o Projeto Excelência Capixaba é uma iniciativa da Semcel, que tem o objetivo de aproximar os artistas com o público consumidor, onde shoppings centers, por exemplo, devem oferecer espaços para que os artistas possam comercializar suas obras.

“Estas exposições também vão para os centros e movimentos comunitários da cidade que tenham infraestrutura para receber estes eventos, que vão permitir o acesso da população”, disse.         

Participaram da abertura da exposição, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Luiz Felipe Faria de Azevedo, o subsecretário de Cultura, Eliomar Carlos Mazoco, e convidados.

No sábado (11), acontece a partir das 19 horas, na área do Piano Livre do shopping, uma vernissage com apresentações e performances artísticas.  A exposição vai até o dia 26 de novembro, com entrada franca. O evento é uma realização da Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel).